Em um jogo de dois tempos totalmente distintos contra o Paulista nesta quinta-feira (8), o Goiás teve nas mãos a chance de evitar o segundo jogo da primeira fase da Copa do Brasil, em Goiânia, mas deixou escapar surpreendentemente. Na primeira etapa, o alviverde chegou a abrir três gols de vantagem e não tinha dificuldades em campo. No entanto, o vestiário parece não ter feito bem ao esmeraldino que voltou irreconhecível e deve comemorar muito o resultado que conquistou: uma vitória por 3×2.

Ramon, duas vezes, e Iarley fizeram os gols goianos. Rychely marcou para os anfitriões. A partida de volta será realizada no Serra Dourada no dia 21 de março.

Goiás irretocável

De camisa nova, com as cores da bandeira do Estado, o alviverde fez um primeiro tempo irretocável e dominou as ações. Aos 11 minutos, a primeira boa chance esmeraldina. Valmir Lucas escapou pela direita, mas chutou fraco e o goleiro do Paulista pegou. Aos 14, foi a vez de Egídio arrancar pela esquerda. Ele tentou cruzar, mas chutou muito forte a bola saiu pela linha de fundo.

Melhor em campo, o time goiano chegou ao gol aos 17 minutos. Egídio cobrou falta na ponta esquerda, Ramón, de cabeça, escorou e abriu o placar. 1 a 0.

O time da casa só respondeu aos 28 minutos. Em um chute de Barbosa, após receber de Wellington, a bola explodiu na trave do goleiro Harlei. Susto!!
No entanto, o primeiro tempo era verde. Ou verde e amarelo. Aos 31, após cruzamento de Vitor, Ramon desviou a bola. Iarley chegou primeiro que o goleiro e tocou por cima para ampliar o placar. 2 a 0. Ainda deu tempo de Ramon, aos 44 minutos, desviar chute de Ricardo Goulart para o gol. 3 a 0 na primeira etapa.

Outro tempo, ou “jogo”?

O time da casa resolveu seguir o exemplo do visitante e começou a segunda etapa “avassalador”. Com postura mais ofensiva, o Paulista ameaçou logo aos quatro minutos. Rychely dividiu com Harlei, ganhou e ficou sozinho para mandar para as redes. 3×1. O empate quase veio dois minutos depois. Rychely desviou de cabeça e Harlei fez uma linda defesa no canto.

Após a pressão inicial, o Goiás conseguiu reequilibrar o jogo, mas sofreu um duro golpe aos 26 minutos. Valmir Lucas cometeu pênalti em Rychely. Ele mesmo cobrou e mandou no canto esquerdo para as redes. 3×2.

E a coisa ainda ficaria pior. Em dois chutes de Cassiano, aos 29, o alviverde precisou fazer duas lindas defesas para evitar o empate. Carlão, aos 34, também ameaçou e, um chute que passou muito perto do gol esmeraldino.

Os últimos minutos foram de sufoco total e o esmeraldino fazia de tudo pra tentar manter, ao menos, a vitória por um gol de diferença. E conseguiu, mas precisará enfrentar o Paulista novamente pela competição.

FICHA TÉCNICA: Paulista 2×3 Goiás

Local: Estádio Jayme Cintra, em Jundiaí (SP)
Árbitro: Leandro Júnior Hermes (PR)
Assistentes: Bruno Boschilia (PR) e Luciano Roggenbaum (PR).
Gols: Ramon, aos 16 do primeiro tempo, Iarley, aos 31 minutos, Ramon, aos 44 minutos. Rychely, aos 4 min e aos 27 min do segundo tempo. Público: 1.694

PAULISTA: Vagner; Eduardo Praes, Diogo e Diego Ivo; Samuel Xavier (Corrêa); Bruno Formigoni, Wellington, Diego Barboza e Reinaldo; Rychely e Welton (Cassiano). Técnico: Luiz Carlos Martins.

GOIÁS: Harlei; Vitor, Rafael Toloi, Ernando (Leandro) e Egídio; Marcos Paulo, Valmir Lucas, Thiago Humberto (David) e Ramón (Juliano); Ricardo Goulart e Iarley. Técnico: Enderson Moreira