Depois de duas derrotas consecutivas na Série B (Atlético e Náutico), o Goiás volta a campo nesta sexta-feira (11), às 20h30 (de Brasília), para cumprir tabela na competição. O Alviverde com 44 pontos é o 14º colocado. O adversário será o Joinville, que ainda luta para fugir da zona de descenso. A equipe catarinense tem 34 pontos e abre o Z4.

A grande novidade do confronto será o palco do duelo: o Olímpico. Será a primeira vez que o Goiás utiliza o ‘novo’ estádio – Atlético e Vila Nova já atuaram por lá. Palco de muitas conquistas e feitos na história esmeraldina, o estádio Pedro Ludovico Teixeira foi, por exemplo, o local que o clube alviverde estreou – contra o Olaria-RJ – e marcou seu primeiro gol na história do Campeonato Brasileiro Série A – tento de Lincoln contra o Flamengo na vitória de 1 a 0 do Brasileirão de 1973.

No elenco, o técnico Gilson Kleina surpreendeu. Durante a preparação para o jogo desta sexta-feira (11), assim como no revés diante o Timbu, o treinador comandou a equipe na formação com três defensores. Na ocasião, Felipe Macedo, David Duarte e Alex Alves foram os titulares nos últimos treinamentos. Porém, Kleina deve  mandar a campo o time no tradicional 4-3-3, com novidades ofensivas. O trio de ataque será: Rossi, Carlos Eduardo e Léo Gamalho. Walter também atuará, mas no meio-campo como o principal jogador na criação das jogadas.

O adversário

Já o rival, que vem de empate por 1 a 1 com o Bragantino, tenta voltar a vencer para terminar a rodada fora da zona de rebaixamento. No entanto, isso só será possível se o Tricolor vencer o Goiás e o Oeste perder seu confronto para o Brasil de Pelotas, que se enfrentam em solo gaúcho amanhã (12).

Para o duelo com o Alviverde, o técnico Ramon Menezes não terá Tinga, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, mas terá o retorno de Naldo. Se servir de inspiração, o Tricolor só perdeu uma partida nos últimos cinco jogos realizados na competição. E para fugir de vez do fantasma da Série C, o clube de Santa Catarina busca justamente acumular triunfos na reta final da Série B.

O retrospecto

Esse será o confronto de número nove entre Goiás e Joinville, com quatro vitórias alviverdes, três triunfos do Tricolor e um empate. A curiosidade no retrospecto é que desde 1999 os times intercalam vitórias. A última foi do Joinville, no primeiro turno da atual edição da Série B: 2 a 1 – gols de Fabiano Eller e Berlotto, para o Joinville; Daniel Carvalho descontou para o Verdão.

A expectativa é que as redes do Olímpico sejam balançadas ao menos duas vezes. Essa é a média de gols do confronto. Apenas uma vez as equipes não marcaram: no empate por 0 a 0 na edição do Campeonato Brasileiro de 1986.

Ficha técnica

36ª rodada: Goiás x Joinville
Data: 11/11/2016
Horário: 20h30
Local: Estádio Olímpico, Goiânia (GO)

Árbitro: Dewson Fernando Freitas da Silva (PA)
Assistentes: Márcio Gleidson Correia Dias (PA) e Hélcio Araújo Neves (PA)

Provável Goiás: Márcio; David Duarte, Felipe Macedo, Sueliton, Felipe Saturnino; Adriano, Léo Sena e Walter; Rossi, Carlos Eduardo e Léo Gamalho. Técnico: Gilson Kleina.

Provável Joinville: Jhonatan; Reginaldo, Danrlei, Ligger e Fernandinho; Naldo, Kadu e Aldair; Juninho, Fernando Viana e Jael. Técnico: Ramon Menezes.

Sobre os valores dos ingressos: clique aqui