A partir da 00h deste domingo (21) termina o horário brasileiro de verão, que vigora desde 18 de outubro nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país. A medida tem como objetivo estimular o consumo consciente da energia elétrica durante o período de verão, aproveitando melhor a luz solar.

Em nota, a Celg informou que durante todo o período de 126 dias, a economia no estado foi de 0,2%, ou seja, 0,3% a menos do que a média do país, que foi de 0,5%. Análises preliminares apontam que o horário de verão resultou na redução da demanda nos horários de pico do sistema, em um valor de cerca de 4%, aproximadamente 100 megawatts, o que corresponde ao horário de pico de uma cidade do porte de Catalão, no sudeste goiano. A economia 

A companhia informou ainda que, do ponto de vista operacional do sistema, o horário de verão contribuiu para a redução do carregamento das instalações de transmissão, proporcionando maior flexibilidade no controle de tensão em condições normais de operação, além de reduzir a geração de energia térmica em situações de emergência.

No aeroporto e terminal rodoviário

Os passageiros que tiverem voos marcados para este final de semana devem se atentar aos horários marcados nas passagens, que levam em conta a hora vigente na data da viagem. Na rodoviária, os ônibus deverão sair normalmente neste sábado (20) até às 23h59, seguindo o horário antigo. À meia-noite, haverá uma paralisação de 60 minutos para readequação ao novo horário. Em caso de dúvidas, os passageiros devem procurar diretamente a empresa responsável.

Com informações da assessoria de imprensa da Celg.