O Goiás não teve dificuldades para vencer o Avaí na noite desta sexta-feira (19), no estádio da Ressacada. O Verdão ganhou por quatro a um, e com esse resultado o time se aproxima ainda mais da Série A e já foca o título da Série B.

O time goiano abriu três a zero no primeiro tempo, com três gols de cabeça, um de Renan Oliveira e dois de Amaral. Na segunda etapa, Evando diminuiu para o time da casa, mas em seguida Walter marcou o quarto gol e fechou a goleada para o clube alviverde.

O Goiás volta a campo na próxima terça-feira (23), contra o ASA, no estádio Serra Dourada, às 19h30. O Avaí joga diante do Bragantino, no mesmo dia, no estádio Nabi Abi Chedid, às 21h50. O Verdão ocupa a segunda posição da tabela com 64 pontos conquistados, enquanto o time catarinense é o sétimo colocado com 46 pontos somados.

Início Eletrizante

A partida começou movimentada, corrida, com as duas equipes procurando as jogadas de ataque. Aos três minutos, o Goiás chegou pela primeira vez com um cruzamento da direita de Renan Oliveira, mas a zaga conseguiu afastar para escanteio.

Na resposta, Arlan recebeu bola em profundidade e tocou para trás procurando Diogo Acosta, mas a zaga chegou antes e antecipou o lance. O jogo não parava, aos oito minutos, o esmeraldino chegou pela esquerda, mas no cruzamento, o goleiro Moretto saiu bem e cortou a jogada.

Aos 10 minutos, após o cruzamento de Arlan, o meia Camilo chegou em velocidade e cabeceou sem sair do chão, e Harlei fez a defesa com tranquilidade. Um minuto depois o Verdão deu a resposta com Walter, que arriscou de longe e quase pegou o goleiro Marcelo Moretto desprevenido.

Aos 13 minutos o time catarinense teve uma falta perigosa, e na cobrança o Harlei conseguiu fazer o corte antes da cabeçada do atacante. No contra ataque, Ricardo Goulart tentou surpreender a zaga em um lançamento longo, mas o goleiro saiu e ficou com ela.

O Avaí começava a tomar conta do jogo, em dois lances seguidos o time chegou com perigo. Aos 15 minutos, Nenê Bonilha arriscou de longe e mandou a bola para fora. Depois foi a vez de Fábio Santos, que recebeu na entrada da área e chutou para fora.

Gol

Quando parecia que o Avaí estava mais perto do gol, o Goiás marcou aos 21 minutos com Renan Oliveira. Depois do cruzamento de Walter pela esquerda, Renan chegou em velocidade e colocou a cabeça na bola para estufar as redes e abrir o marcador no estádio da Ressacada.

Ouça o gol na narração de Ronair Mendes:

{mp3}stories/audio/2012/Outubro/AVAÍ_0X1_GOIÁS{/mp3}

Depois do gol sofrido, o Avaí tentou empatar a partida de qualquer maneira. O goleiro Harlei começou a aparecer em boas defesas. Aos 24, Diogo Acosta mandou uma bomba de muito longe, que quase enganou o Harlei, mas o goleiro esmeraldino chegou nela e colocou para escanteio.

Dois minutos depois, Aelson chegou em profundidade pela esquerda e arriscou mesmo sem ângulo e o goleiro fez a defesa. No contra ataque, o Goiás chegou com perigo pela esquerda, depois do cruzamento de Egídio, Ricardo Goulart não conseguiu completar para o gol e aumentar a vantagem.

Mas não demorou muito para o Verdão chegar ao seu segundo gol. Aos 31 minutos, Egídio cobrou falta para a entrada de área e o volante Amaral antecipou ao goleiro e cabeceou a bola para o fundo das redes e aumentou a vantagem esmeraldina na Ressacada.

Ouça o gol na narração de Ronair Mendes:

{mp3}stories/audio/2012/Outubro/AVAÍ_0X2_GOIÁS{/mp3}

Virou goleada

Mesmo com o placar em vantagem, o alviverde continuava pressionando, aos 37 minutos o lateral Egídio bateu cruzado e a bola explodiu na trave. No contra ataque, Diogo Acosta subiu de cabeça e mandou na rede pelo lado de fora defendido pelo goleiro Harlei.

Aos 43 minutos, o que era uma vitória confortável virou goleada. Novamente o volante Amaral apareceu dentro de área e usou a cabeça para fazer o terceiro gol esmeraldino na partida, abrindo ainda mais a vantagem jogando fora de casa. O primeiro tempo terminou e os dois times foram para o vestiário com uma grande vitória parcial do Goiás.

Ouça o terceiro gol do Verdão na voz de Ronair Mendes:

{mp3}stories/audio/2012/Outubro/AVAÍ_0X3_GOIÁS{/mp3}

Segundo Tempo

A segunda etapa começou com o tempo fechado. Logo aos três minutos os jogadores se desentenderam em campo depois de uma entrada dura de Amaral em Bruno. Os atletas do Avaí quiseram tomar satisfação e o árbitro teve que intervir e separar o princípio de confusão.

A primeira jogada de ataque do segundo tempo foi aos seis minutos. Nenê Bonilha cobrou falta direta para o gol, mas a bola passou longe. Aos 13, Felipe Alves fez jogada pela esquerda e ao cruzar a bola bateu na mão do jogador esmeraldino, os jogadores pediram pênalti, mas nada foi marcado.

Aos 16 minutos, o atacante Walter recebeu dentro da área sem marcação e tentou o chute, mas pegou muito mal na bola. Um minuto depois ele se redimiu dando um passe de letra para o Vitor, que saiu na cara de Moretto. O goleiro praticou uma grande defesa e deixou o placar inalterado.

A partir da metade do segundo tempo, o Goiás passou a administrar a partida e controlar o jogo para garantir os três pontos. O Avaí não mostrava força e o Verdão estava satisfeito com o resultado jogando fora de casa.

Dois gols seguidos

Mas aos 29 minutos, o Avaí chegou despretensiosamente e conseguiu o seu primeiro gol com Evando, com um chute de longe. Mas enquanto o time catarinense comemorava, o Goiás fez o quarto gol. Ricardo Goulart fez bonita jogada pela esquerda, entrou na área e cruzou para Walter, que apenas escorou para o gol sem goleiro.

Ouça os dois gols em sequência na narração de Ronair Mendes:

{mp3}stories/audio/2012/Outubro/AVAÍ_1X3_GOIÁS{/mp3}

{mp3}stories/audio/2012/Outubro/AVAÍ_1X4_GOIÁS{/mp3}

O gol do time goiano acabou com qualquer chance de reação do time da casa. Depois de seu quarto gol, a partida ficou nas mãos do esmeraldino que apenas esperou o apito do juiz para comemorar a sua décima nona vitória na competição.

 

FICHA TÉCNICA: AVAÍ 1X4 GOIÁS

Competição: Campeonato Brasileiro B (31ª rodada)
Data: 19/10/2012
Horário: 21h50
Local: Estádio da Ressacada, em Florianópolis (SC)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (FIFA / RS)
Assistentes: José Javel Silveira (RS) e Michael Correia (RJ)
Gols: Renan Oliveira 21’, Amaral 31′ e 43′ (1° tempo – Goiás); Evando 29′ (2° tempo- Avaí) e Walter 30′ (2° tempo- Goiás)
Público: 2.423 pagantes Renda: 25.059 reais

AVAÍ: Moretto; Arlan, Rafael, Fred e Aelson (Felipe Alves); Mika, Bruno, Bonilla e Camilo; Fábio Santos (Evando) e Diogo Acosta (Laércio).
Técnico: Argel Fucks
GOIÁS: Harlei; Vitor, Ernando, Valmir Lucas e Egídio (Iarley); Amaral, Thiago Mendes, Ramon (Marcos Paulo), Renan Oliveira e Ricardo Goulart (David); Walter.
Técnico: Enderson Moreira