O governador José Eliton e o ministro das Cidades, Alexandre Baldy (Foto: Johann Germano/Sagres On)
Em parceria com o Ministério das Cidades, o governo de Goiás lançou nesta sexta-feira (9) o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Digital (CRLV), no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia. A solenidade contou com as presenças do governador José Eliton, o ministro Alexandre Baldy, do presidente do Detran Goiás, Flávio Prates, o reitor da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Haroldo Heimer, entre outras lideranças.
“Nosso objetivo é simplificar a vida do brasileiro, com ferramentas de tecnologia inovadoras e menos burocracia”, declarou o ministro Alexandre Baldy. José Eliton garantiu que até no final do ano vai “eliminar a utilização de papel no âmbito da administração pública estadual, economizando valores significativos”.
Com o lançamento da versão eletrônica do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV Digital), os condutores goianos terão, a partir de agora, a documentação do veículo e a carteira de habilitação reunidos em um único aplicativo de celular, disponível nos sistemas Android e iOS.
O principal diferencial da nova plataforma é o compartilhamento do CRLV Digital, caso o proprietário empreste o veículo para terceiros. Além disso, ele permite exportação em arquivo PDF, com assinatura digital. “O documento eletrônico poderá ser apresentado em substituição ao CRLV físico desde que apresentado no aplicativo específico, desenvolvido pelo Serpro para o Denatran”, explicou o presidente do Detran Goiás, Flávio Prates.
Goiás foi o primeiro Estado da Federação a disponibilizar a CNH Digital, e o quarto a lançar a CRLV Digital. Assim como no primeiro, a versão eletrônica do CRLV traz todas as informações do documento impresso. Quem já possui o aplicativo CNH Digital não precisa realizar o download do CRLV Digital, pois o aplicativo será atualizado automaticamente.