A Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa começou nesta sexta-feira (06) em Goiás, com o objetivo de vacinar 100 % do rebanho bovino e bubalino (búfalos). O processo teve início na Fazenda Piracanjuba Pró-Campo, em Bela Vista.

De acordo com o presidente da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), Arthur Toledo, em maio de 2015 a iniciativa imunizou 99, 72% dos animais, totalizando 21,016 milhões de cabeças. Este ano, o intuito da Campanha é superar o resultado do ano passado com a vacinação das 21,4 milhões de cabeças, número equivalente a 100% do rebanho goiano.

A Agrodefesa também alerta o produtor rural quanto ao prazo de envio da Declaração de Vacinação, que é de cinco dias úteis após o fim da Campanha. O formulário pode ser entregue impresso nos Vapt Vupt ou nos escritórios das propriedades rurais da Agência, e também de forma virtual, por meio do site oficial da Agrodefesa.

Em caso de atraso na entrega da Declaração, o produtor está sujeito ao pagamento de multa no valor de R$ 7,00 por cabeça e se o documento não for enviado, a penalidade corresponde ao valor R$ 60,00. A segunda etapa da Campanha está marcada para o mês de novembro