Não dá pra dizer que foi fácil, muito menos que o Goiás foi superior o tempo todo. O Flamengo teve mais posse de bola, chegou a ter 70% do controle em alguns momentos, mas o Goiás conseguiu algo improvável na Arena Pantanal: ser frio em um clima tão quente. O calor de Cuiabá e o calor natural do torcedor rubro-negro não atrapalharam o Verdão, que com gol de Samuel, venceu o Flamengo por 1 a 0 e segue em momento regular na Série A.

O Jogo

O tamanho do jogo, a pressão da torcida rubro-negra e o peso da camisa parece ter assustado um pouco os jovens esmeraldinos em campo. E o Flamengo, que não é bobo, se aproveitou disso e só não abriu o placar por capricho divino. Logo com quatro minutos, João Paulo bateu lateral rápido, Everton desceu pela esquerda e cruzou forte, na segunda trave, para Márcio Araújo só testar pra rede, mas ele tocou no contrapé de Renan, e errou o alvo, por muito pouco.

Essa postura acuada do Goiás seguiu, pelo menos, por mais 10 minutos, tanto que o Fla teve quase 70% da posse de bola e não deixava o sistema ofensivo do time goiano atuar. Alecsandro e Everton tentaram arriscar de longe, mas a bola não teve a direção desejada. O Goiás só conseguiu sair depois dos 25min, e aí soube fazer com eficiência o mesmo que fez contra o Fluminense: explorar o lado direito de ataque. Por lá, Murilo cruzou com perigo aos 30min e o Paulo Victor espalmou.

Depois de chegar ao ataque pela primeira vez, o Goiás acostumou. Aos 33min, Esquerdinha foi o dono da tentativa, e de longe, bateu raspando o travessão, tanto que ela tocou na rede pelo lado de fora. Dois minutos depois, foi a vez de Erik tentar, após grande lance individual, mas Paulo Victor agarrou sem dar rebote. Aos 41min, a melhor chance: David cobrou escanteio pela direita, Jackson testou e Paulo Victor fez defesa cinematográfica. Na sobra, Erik tentou duas vezes e PV, outra vez, salvou.

2º tempo

Depois de terminar melhor o 1º tempo, o Goiás voltou pior no segundo. E outra vez, o Fla quase abriu o placar no início. Com menos de 30segundos, Valmir Lucas errou saída de bola na direita e Everton dominou, deu dois passos e bateu rasteiro, cruzado, mas a bola beijou a trave e foi pra fora. Everto tentou outra vez aos três minutos, mas dessa vez subiu muito Aos seis, foi a vez de Eduardo, em bela virada, mas Renan estava bem posicionado e pegou sem dar rebote.

Aí, o Goiás, que já sabia o caminho para despertar, o fez rapidamente e conseguiu equilibrar as ações. Aos nove, grande trama da equipe esmeraldina, onde Thiago Mendes serviu Tiago Real, mas o chute de esquerda saiu pra cima, muito pra cima. Aí, as duas equipes resolveram mexer juntas: no Fla, Arthur e Gabriel entraram, enquanto que Samuel entrou no Goiás. E nessa, Drubscky bateu Luxemburgo com louvor.

Aos 22min, Gabriel tentou do lado rubro-negro, mas Renan se esticou todo e fez ótima defesa. Três minutos depois, foi a vez de Samuel, do outro lado, receber passe de Erik em contra-ataque rápido e bater rasteiro, mas a bola foi milimetricamente onde Paulo Victor não conseguiria pegar. Resultado? Gol, 1 a 0 no placar e a estrela de Samuel e Drubscky brilhando forte.

A partir daí, o Verde entrou em processo de administrar o resultado, sem muita gana de ampliar o marcador. Fechado, foi pressionado na defesa, mas conseguiu se manter sem Renan ter grande trabalho. Luxemburgo ainda tentou a entrada de Mugni, mas a alteração não surtiu efeito e a vitória estava garantida.

OUÇA O GOL NA VOZ DE HUGO SÉRGIO, DIRETO DA ARENA PANTANAL

{mp3}DOWNLOAD/Goias/Setembro/10_09_GOIAS_1_X_0_FLAMENGO_H{/mp3}

FICHA TÉCNICA
GOIÁS 1 X 0 FLAMENGO

Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG)
Auxiliares: Guilherme Dias Camilo (MG) e Celso Luiz da Silva (MG)

Público/Renda: 33.278 pagantes/R$ 1.904.830,00
GOL: Samuel (25’/2ºT)

GOIÁS: Renan; Valmir Lucas, Jackson, Felipe Macedo, Léo Veloso; David, Tiago Real (Samuel 20’/2ºT), Thiago Mendes e Esquerdinha (Ramon – 31’/2ºT); Murilo (Liniker – 39’/2ºT) e Erik. Técnico: Ricardo Drubscky.

FLAMENGO: Paulo Victor; Léo Moura, Marcelo, Wallace, e João Paulo; Recife (Mugni – 31’/2ºT), Márcio Araújo (Gabriel – 19’/2ºT), Canteros e Everton; Eduardo da Silva (Arthur – 19’/2ºT) e Alecsandro. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.