A declaração de Walter Feldman, secretário-geral da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), de que a 1ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A pode sofrer alterações por conta da finalização dos campeonatos estaduais não caiu bem no Goiás. Enquanto prepara o seu time e o estádio Hailé Pinheiro para a estreia contra o São Paulo, seu adversário pode não estar disponível.

Dono do terceiro melhor aproveitamento do Campeonato Paulista, o São Paulo está classificado para as quartas de final, que ainda não tem data confirmada. De acordo com o governador paulista João Dória Jr., o segundo jogo da final do Paulistão será no dia 8 de agosto, justamente no final de semana marcado para o começo do Brasileirão. O Goiás já solicitou para que a partida seja disputada no domingo (9), às 11h, por conta das obras na Serrinha.

Em entrevista ao repórter André Rodrigues, da Sagres 730, o gestor de futebol do Goiás, Túlio Lustosa, destacou que “fomos surpreendidos com essa notícia. Fico decepcionado, porque na reunião que tivemos com os representantes da CBF foi dito que o estadual não implicaria o começo do Campeonato Brasileiro. Entendo que quem tem que se adaptar ao principal campeonato, que é o Brasileiro, são os estaduais, não o contrário”.

“Se assim for decidido não temos o que fazer, e sim acatar, mas deixo a nossa indignação sim, porque prejudica muito o Goiás. É ruim iniciarmos o Campeonato Brasileiro fora de casa e com dois jogos na sequência. Primeiro que pegamos dois jogos em campo sintético, que já é uma dificuldade a mais”, ponderou. Túlio completou ainda que “a CBF nos obrigou a torcer contra o São Paulo para não chegar na final do Paulista e podermos iniciar dentro de casa. Não que isso facilitará a nossa vida, mas é uma estreia dentro de casa”.

Na sequência da tabela do Goiás, a equipe de Ney Franco tem jogos contra Athletico Paranaense e Palmeiras, ambos fora de casa. O detalhe é que a Arena da Baixada e o Allianz Parque têm gramado artificial. Na organização original, o time esmeraldino volta a jogar em Goiânia somente pela 4ª rodada, contra o Fortaleza, quando já pretende ter a iluminação da Serrinha completa.

O gestor de futebol esmeraldino também ressaltou que “temos ainda a preocupação da Copa do Brasil, que possivelmente será dia 26 e contamos com esses jogos. Ninguém voltará ‘voando’ e já vimos no primeiro jogo-treino que não é fácil. Pelo nosso planejamento estava computado esse jogo do São Paulo também, e até fizemos questão de não marcar uma quantidade muito grande de amistosos, porque contávamos com esses jogos para chegar até o dia 26 em um ritmo excelente”.