(Foto: Assessoria / Assembleia Legislativa)

O deputado estadual Talles Barreto (PSDB), reeleito em outubro, foi o responsável pelo discurso e posicionamento da oposição na Cerimônia de Posse de Ronaldo Caiado ao governo estadual. O parlamentar reconheceu o trabalho realizado pelo MDB, listou grandes momentos do “Tempo Novo” e avisou que o DEM tem a responsabilidade de entregar o estado melhor do que estão encontrando ao final de 20 anos do governo do PSDB.

Em dois momentos o deputado chegou a ser vaiado pelo público presente: quando citou dados positivos na área da saúde e da segurança pública. Tais atitudes foram coibidas pelo presidente da Assembleia, o deputado José Vitti.

Confira alguns destaques do discurso do deputado da oposição:

RECONHECIMENTO

Os Goianos têm consciência de quem somos, de onde viemos e onde chegamos. Não esperam soluções mágicas para as demandas e desafios da sociedade, defendem basicamente a continuidade dos avanços de Goiás com a manutenção e melhorias as conquistas alcançadas até aqui. Goiás viveu transformações sem precedentes desde a redemocratização e a fundação da República transformações que são resultados de uma sequência de governos voltados para o desenvolvimento econômico e social dividido em dois grandes períodos: as administrações do MDB, que se estenderam nos anos 90, restauraram os fundamentos do planejamento lançado por Mauro Borges e aperfeiçoaram a estrutura de Goiás. Implantaram a primeira fase da política de incentivo ao crescimento econômico com destaque para o fomentar e a distribuição de renda. A chegada dos governos do tempo Novo, no final dos anos 90, trouxe uma forte aceleração do crescimento econômico e social como resultado de uma administração planejada eficiente marcada pela capacidade de atuação do Estado nas mais diferentes áreas da vida dos Goianos.

LEGADO TEMPO NOVO

Os governos de Marconi Perillo, Doutor Alcides e José Eliton inseriram Goiás na Era Moderna. O meio de sensível aperfeiçoamento da máquina pública com foco na transparência e na valorização dos servidores, da profunda expansão dos programas sociais com divisão e transferência de renda, da implantação e diversificação do crescimento econômico com a consolidação de um parque industrial globalizado inovador e tecnológico da valorização e mecanização da agricultura, do aperfeiçoamento do setor do comércio e serviço do estímulo ao empreendedorismo e a produção cultural como resultado a geração de novos empregos que deram mais dignidade e autonomia. Essas conquistas se traduzem vários números expressivos em todas as áreas. Vou me deter aos principais: Na economia, o produto interno bruto (PIB) foi aumentado 11 vezes, passando de 17 bilhões para uma previsão de mais de 200 bilhões desse ano, os incentivos fiscais do produzir e fomentar garantiram um dos maiores crescimentos populacionais do país, da participação da indústria na economia Goiás hoje a 9ª maior economia brasileira, possui o sétimo maior parque industrial, o segundo Polo farmoquímico, o terceiro maior setor sulcro-energético e o quarto maior Polo automotivo do Brasil.

SEGURANÇA

Na segurança pública, os principais indicadores de violência vêm registrando quedas consistentes e continuada nos últimos dois anos como resultado de políticas e programas continuados e desenvolvidos por nossas forças de segurança. Temos uma das forças policiais mais bem equipadas, preparadas e valorizadas do país. Isso graças aos pesados investimentos realizados na área policial, tanto equipamentos novos e modernos como renovação da frota policial com viaturas de última geração, armamentos importados como na área de inteligência, uma das mais eficientes do país e o aumento efetivo policial, concursos para inclusão de mais de 3.000 policiais militares civis e Bombeiros.

PAPEL DA OPOSIÇÃO

Os governos do tempo Novo construíram e deixaram o seu legado para Goiás. Agora, a gestão do agora Governador Ronaldo Caiado está desafiada a deixar o seu. Os Goianos não esperam nada diferente disso. A oposição não descansou um dia sequer para pintar Goiás atrasada e caótico e a partir de hoje passa a ser governo. A expectativa de poder é ilimitada, já o poder tem as suas limitações. Este será o papel da nova posição fiscalizar o novo governo cobrar as suas promessas de campanha eleitoral segundo dimensões e prazos estabelecidos.

CRÍTICA AO SECRETARIADO

Vamos desejar um pouco mais de confiança e reciprocidade desse governo na composição de sua equipe que merece todo nosso respeito, mas poderia ser melhor representada pelos goianos que aqui estão e ajudam a construir o nosso Estado. Tanto no setor público quanto no privado, Goiás é reconhecida mais por exportar do que importar quadros e lideranças qualificados e capacitados. Aos que estão vindo ou retornando para ajudar a construir o nosso estado sejam bem-vindos e que tenham ciência das responsabilidades e cobranças que lhe serão direcionadas.

Confira o áudio na íntegra:

{source}
<iframe width=”100%” height=”166″ scrolling=”no” frameborder=”no” allow=”autoplay” src=”https://w.soundcloud.com/player/?url=https%3A//api.soundcloud.com/tracks/552636258&color=%23ff5500&auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&show_teaser=true”></iframe>
{/source}