O Goiás perdeu para o Santa Cruz na noite desta sexta-feira (15), por 3 a 0, no Arruda. O time esmeraldino chegou a sete rodadas consecutivas sem vencer e entrou na zona de rebaixamento. O confronto desta noite era direto, e assim, o Santa Cruz saiu do Z-4 e afundou o Verdão na degola.
O time esmeraldino ocupa agora a 17ª colocação com 25 pontos e possui três confrontos diretos para sair da zona da degola. O próximo duelo é com o Paysandu, no Serra Dourada, no sábado (23), às 16h30. A partida marca o retorno da torcida aos jogos do Verdão após punição do STJD.
A partida
O primeiro tempo no Arruda foi bastante truncado. O Goiás teve mais posse de bola, mas o Santa Cruz marcou muito bem a saída de bola esmeraldina e o time não conseguia fazer triangulações e nem jogadas de criação. Os dois laterais do Verdão deixaram muito a desejar, nenhuma jogada saiu dos pés de Bambu e/ou Carlinhos.
O gol dos donos da casa saiu logo aos 3 minutos de jogo após um verdadeiro “apagão” na defesa esmeraldina. O Santa Cruz roubou a bola no meio-campo e Tiago Costa fez grande jogada pela esquerda e cruzou a bola aérea para a área. João Paulo surgiu como “fator surpresa” entre a dupla de zaga e cabeceou no canto direito do gol de Rangel. O Goiás levou perigo em apenas uma oportunidade: em uma bola parada de Tiago Luís, mas ela saiu pela direita do gol.
Na etapa final o Goiás voltou bem mais agressivo. O time esmeraldino aproveitou que o Santa Cruz recuou e foi para cima com tudo. Logo aos 4 minutos, Andrezinho fez grande jogada individual e lançou Carlos Eduardo que dominou, ajeitou e soltou o chute para o fundo da rede, mas o camisa o atacante alviverde estava impedido. Gol anulado.
Quando tudo pareceu que ia dar certo para o Goiás, o técnico Sílvio Criciúma promoveu alterações que forneceu ao Santa Cruz as chances de contra-ataque. Assim, os donos da casa fizeram um verdadeiro passeio na zaga alviverde. Aos 39 minutos, João Paulo fez boa jogada e cruzou para Bruno Paulo, livre de marcação, dominar dentro da pequena área e soltar o chute. Três minutos depois, Bruno Paulo deu duas canetas seguidas, em Andrezinho e Tiago Luís, e soltou o chute no gol de Rangel, sacramentando a goleada.
Quando a fase não ajuda…
O Santa Cruz estava sem vencer há oito partidas consecutivas no campeonato; com três meses de salário atrasado e era apenas o segundo jogo do Marcelo Martelotte no comando do Santa Cruz.
Demorou, mas aconteceu
Com a derrota para o Santa Cruz na noite desta sexta-feira (15), o Goiás entrou na zona de rebaixamento pela primeira vez neste Campeonato Brasileiro da Série B. O time esmeraldino já passou perto de entrar no Z-4, já que completou sete partidas consecutivas sem vencer, mas os outros resultados da competição favoreciam e evitavam que esta situação acontecesse. Mas como nesta 24ª rodada o confronto foi direto, o Santa Cruz deixou a zona de rebaixamento e afundou o Verdão nela.
Cobrar ou apoiar?
A próxima partida do Goiás é contra o Paysandu no sábado (23), às 16h30, no Estádio Serra Dourada. O duelo pela 25ª rodada marca a volta da torcida aos jogos do Verdão. Com a situação do esmeraldino no campeonato, o torcedor terá a chance de cobrar e protestar com os jogadores em campo, e também tentar apoiar para que o Goiás saia desta situação complicada no campeonato.
FICHA TÉCNICA
Campeonato Brasileiro da Série B – 24ª rodada
Jogo: Santa Cruz 3 x 0 Goiás
Data: 15/09/2017
Horário: 19h15 (de Brasília)
Estádio: Arruda
Árbitro: Daniel Nobre Bins (RS)
Assistentes: Rafael da Silva Alves (RS) e Elio Nepomuceno de Andrade Júnior (RS)
4ª árbitro: Deborah Cecília C Correia (PE) – FIFA
GOIÁS: Marcelo Rangel; Pedro Bambu, Matheus Ferraz, Alex Alves e Carlinhos (Michael); Victor Bolt (Elyeser), Ramires (Aylon), Léo Sena e Andrezinho; Tiago Luís e Carlos Eduardo. Técnico: Sílvio Criciúma.
SANTA CRUZ: Julio Cesar; Nininho, Anderson Salles, Sandro e Tiago Costa; João Ananias, Derley e Thiago Primão; João Paulo, André Luís e Grafite. Técnico:Marcelo Martelotte