(Foto: Reprodução)

A Universidade Federal de Goiás (UFG) desenvolve um projeto de Geoparque para a Chapada dos Veadeiros. A proposta foi apresentada pela coordenadora do curso de Geologia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás (FCT-UFG), Joana Sánchez, ao vice-governador do Estado de Goiás, Lincoln Tejota (sem partido).

De acordo com definição dada pela Unesco, geoparques são regiões que agregam importância histórica, cultural, paisagística, geológica, arqueológica, paleontológica e científica. Além disso, uma estratégia de desenvolvimento sustentável para o local, deve constar no projeto. Para que a região venha a ser reconhecida como um geoparque é necessário concluir o inventário do patrimônio geológico, que está em fase final.

O geoparque compreende a microrregião da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, que engloba oito municípios: Cavalcante, Alto Paraíso de Goiás, Colinas do Sul, Teresina de Goiás, Nova Roma, São João D’Aliança, Campos Belos e Monte Alegre de Goiás. O território vai um pouco além da área de proteção ambiental (APA) do Pouso Alto, criada pelo Decreto nº 5.419, de 7 de maio de 2001.