O vento que chegou à região metropolitana na noite de ontem (18) foi o sinal de que uma nova frente fria atua em Goiás. As temperaturas tendem a ficar mais baixas nesta semana.
De acordo com o gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo) da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), André Amorim, apenas a região Centro-Sul do Estado é que deverá sentir a influência da massa de ar polar com mais intensidade.
“Nós tivemos 8,7ºC em Rio Verde; 9,8ºC em Jataí; Caçu em torno 6ºC ou 7ºC, em média”, afirma. “Na parte Centro-Norte terá uma temperatura um pouco amena, mas nada fora do que já estava acontecendo Como ela é de menor intensidade não vai influenciar em todo o Estado de Goiás”, complementa.

Ainda segundo André Amorim, há chance inclusive de geada em municípios da região Sudoeste, que é a formação de uma camada de cristais de gelo sobre plantas ou sobre outras superfícies, como vidros de janelas. O gerente do Cimehgo aponta que o ápice desta frente fria se dará nesta terça-feira (20).
“De quarta (21) para quinta-feira (22) ela já começa a perder intensidade. Amanhã (20) seria o dia de frio com mais intensidade. De quinta (22) para frente teremos aquele friozinho da manhã”, explica.
Nesta terça-feira (20), Rio Verde e Mineiros registrarão mínima de 6ºC. Em Jataí, os termômetros podem marcar mínimos 7ºC. Em Lagoa Santa, no sul goiano, o dia pode começar com 3ºC.
Goiânia registrará mínima de 12ºC e máxima de 29ºC. Em Anápolis, as temperaturas nesta terça (20) variam entre 13ºC e 27ºC.
Chuva?
Esta é a segunda frente fria que atinge Goiás em menos de um mês. Uma terceira massa de ar polar, que deve se aproximar no final de julho, pode trazer chuva para a região sudoeste do Estado.
“Ainda estamos monitorando, mas podemos ter a influência de uma outra frente fria. Poderemos ter chuva no sudoeste goiano. Pode ter lá 10 milímetros, 6 milímetros de chuva em alguns municípios, mas no restante do Estado nenhum sinal de chuva. Pode ser que mude muita coisa, pode ser que o bloqueio atmosférico fique mais forte e bloqueie essa chuva”, conclui.