Contra o time principal, a vitória. Diante do time misto, sufoco para garantir o empate. Assim como no Brasileirão, o Goiás foi com força total, mas acabou empatando com o Avaí por 2 a 2, no jogo de ida das quartas-de-final da Copa Sul-Americana, no Serra Dourada.

Diferente do jogo de domingo, os catarinenses vieram para o confronto desta quarta com uma equipe bastante modificada e poupando vários jogadores. Era a oportunidade para o Goiás fazer um bom placar e garantir uma boa vantagem para o jogo de volta, mas não foi o que aconteceu.

Rafael Moura abriu o placar para os esmeraldinos, animando os torcedores, que acreditavam em um bom resultado da equipe alviverde. Entretanto Davi e Marcelinho viraram para o Avaí. No último lance do jogo novamente Rafael Moura apareceu para salvar o Goiás do vexame.

O jogo de volta entre as duas equipes será no dia 11 de novembro, às 20h, na Ressacada, em Florianópolis. Um empate em 1 a 1 garante o Avaí nas semifinais. O Goiás precisa de uma vitória por qualquer placar ou empate com três ou mais gols para se classificar. O próximo compromisso do time goiano será contra o Palmeiras. neste sábado (30), às 18h30, na Arena Barueri.

Goiás abre o placar

O Avaí começou melhor a partida, se armando bem no meio-campo para não deixar o Goiás ficar com a bola. O time catarinense trocava muitos passes e mantinha a posse de bola. Entretanto, o leão não conseguiu transformar o domínio que tinha em chances de gol. Nas únicas vezes que chegou ao gol de Harlei nos minutos iniciais foi em jogadas aéreas, ou com chutes de fora da área, mas todos sem perigo.

O Goiás, por sua vez, quando tinha a posse da bola insistia pelo lado direito do campo com Douglas, e os apoios de Felipe e Bernardo. Foi por esse lado que o time esmeraldino criou a primeira boa oportunidade da partida. Aos 23 minutos Felipe foi acionado pelo flanco direito, puxou para o meio na entrada da área e chutou de perna esquerda. Zé Carlos se esticou todo e fez uma boa defesa.Rafael_Moura_comemora_Ava

O jogo mudou de cara a partir de então, com o time esmeraldino imprimindo um ritmo bem mais forte do que no início da partida. O Avaí não ameaçava mais, e os goianos aproveitaram. Aos 28 minutos Wellington Monteiro deu ótimo passe para Rafael Moura, que entrou em velocidade na área e chutou cruzado para abrir o placar no Serra Dourada. Com a vantagem o Goiás tentou administrar a partida abafando os adversários no campo de defesa.

O Avaí não mostrava reação, sem criatividade no seu sistema ofensivo, e a equipe alviverde aproveitava para trocar passes no campo de defesa, apenas esperando uma oportunidade para avançar. O time esmeraldino quase ampliou o marcador aos 44 minutos, quando Bernardo cruzou uma bola na área em cobrança de falta, e Ernando desviou de cabeça, mas a bola passou rente ao travessão.

Virada avaiana, e empate no fim

A segunda etapa começou com um ritmo fraco, sem nenhuma equipe tomando a iniciativa da partida. Mas isso durou pouco. O Avaí, que pouco chegou à área de Harlei, logo aos seis minutos conseguiu se infiltrar após troca de passes que levou a bola aos pés de Marcelinho. O atacante se preparava para o chute quando foi derrubado por Marcão e o árbitro Wilson Seneme marcou a penalidade. Davi converteu a cobrança e mudou a cara do jogo.

O Goiás continuava tentando chegar ao gol avaiano, usando bastante os lados do campo. O Avaí apenas esperava uma boa oportunidade para atacar, sem a apatia da primeira etapa. O time esmeraldino teve duas boas chances para retomar a liderança no placar. Aos dez minutos Rafael Moura recebeu na entrada da área e chutou por cima do gol. Aos 22 minutos Bernardo cobrou bem uma falta, mas Zé Carlos foi melhor e fez linda defesa.

Mas dois minutos depois os catarinenses mostraram que são mais objetivos. Marcelinho recebeu a bola no lado esquerdo, aproveitou a falha da marcação e chutou de perna esquerda, no canto de Harlei, virando o jogo. Com isso, o cenário do jogo já era conhecido. Uma derrota seria desastrosa para as pretensões do Goiás e, por isso, o time goiano passou a pressionar os adversários a todo o custo.Rafael_Moura_manda_pro_gol

Insistindo principalmente nas bolas aéreas, o time alviverde quase chegou ao empate com Rafael Moura, aos 34 minutos. O atacante aproveitou cruzamento da direita e cabeceou na trave. Errando muito no passe final, a equipe esmeraldina acreditou até o fim, e aos 48 minutos novamente o camisa nove apareceu para salvar o Goiás. Ele dominou dentro da área e chutou para empatar o jogo, e manter o sonho da classificação para os goianos.

FICHA TÉCNICA: GOIÁS 2 X 2 AVAÍ

Data: 27/10/2010
Horário: 22h (de Brasília)
Local: Estádio Serra Dourada (Goiânia/GO)
Árbitro: Wilson Luiz Seneme (BRA)
Auxiliares: Ednilson Corona (BRA) e Emerson de Carvalho (BRA)
 

Goiás: Harlei; Ernando, Rafael Tolói e Marcão (Carlos Alberto); Douglas, Amaral, Wellington Monteiro, Bernardo (Jones) e Wellington Saci; Rafael Moura e Felipe (Marcelo Costa)
Técnico: Jorgino
 

Avaí: Zé Carlos; Émerson Nunes, Bruno e Émerson; Marcos, Diogo Orlando, Rudnei, Válber (Robinho), Davi (Caio) e Pará; Marcelinho (Laércio)
Técnico: Vagner Benazzi

Gols: Rafael Moura 28′ 1ºT, 48′ 2ºT (Goiás) / Davi 7′ 2°T, Marcelinho 24′ 2ºT (Avaí)

Cartões amarelos: Marcão (Goiás) / Davi, Robinho (Avaí)

Público pagante: 3.742 pessoas
Renda: R$ 41.505,00