A balança comercial de Goiás fechou o último mês de fevereiro em alta, de acordo com dados apresentados pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (Sed) na tarde desta quinta-feira (10). O superávit foi registrado em US$ 436 milhões nas exportações. Entretanto, as importações sofreram queda e fecharam em US$ 218 milhões em importações.

Em relação ao mesmo período do ano passado, quando o valor foi de US$ 301,49, as exportações tiveram variação positiva de 44,61%. Já em relação às importações, o estado sofreu variação negativa de 12,64%. O superintendente executivo da Sed, William O’Dwyer, em entrevista ao repórter Vinícius Tondolo, da 730, acredita que é preciso investir no comércio exterior para driblar a crise econômica.

“O produto goiano vem se destacando cada vez mais no mercado internacional. O made in Goiás, como eu tenho dito sempre, está competitivo, está com um leque de variedades. Temos quase 900 produtos à disposição do mercado internacional”, destaca O’Dwyer.

Entre os produtos mais exportados, está o milho, seguido pelas carnes, a soja, as ferroligas, o ouro, couro e derivados, açúcar, sulfeto de cobre, algodão, amianto e máquinas, além de equipamentos e aparelhos. A maior parte das exportações tem como destino a Ásia, e tem como principal destino a China. O superintendente reforça que a alta do dólar, que atingiu os R$ 4,6 contribuiu para o sucesso das operações.

“No ano passado tivemos um período terrível na história das exportações brasileiras. Goiás, pelo contrário, conservou um resultado superavitário durante o ano todo, ultrapassando todas as projeções das importações brasileiras. O dólar, tem ajudado muito, e a política do governo brasileiro hoje é de promover as exportações como uma arma poderosa para que a crise seja diminuída”, relata.

Para mudar as características da exportação goiana e aumentar o valor agregado, o governo estadual tem incentivado os micros e pequenos empresários com o Programa Extensão Industrial Exportadora (PEIEX) ao abrir mercado para outros países. O gerente de promoções de Goiás no Exterior, Ronaldo Costa, explica como se inscrever no projeto.

“Pode nos procurar pelo telefone 32015573, procurar a coordenadora Graciela Souza, estamos começando as turmas agora em abril. A ideia é que nós consigamos, num prazo de dois anos e meio, fazer o treinamento de mais 100 empresas, e se faz necessária a disponibilidade e disposição do empresário em querer conhecer as oportunidades que existem no mercado internacional”, afirma.

Além dos chineses, os principais parceiros comerciais de Goiás são Holanda e Irã. Missões estão previstas para África e Ásia. O Líbano é o mais novo parceiro goiano, e se configura um centro de distribuição dos produtos locais na região do Oriente Médio.

Com informações do repórter Vinícius Tondolo.