O Verdão sofreu, mas finalmente deu fim à sequência de oito jogos sem vencer no Brasileirão da Série B. Com muita vontade em campo, o Goiás derrotou o Avaí por 2 a 0, no Serra Dourada, com gols de Anderson Salles e Cassiano.
O Esmeraldino precisou de dois pênaltis e um gol legal anulado para derrotar os catarinenses. Apenas na segunda penalidade, o Alviverde conseguiu converter. Após o triunfo, o Goiás, por ora, deixou o Z-4, chegando aos nove pontos, na 16ª posição. Na próxima rodada, o Verdão vai encarar o Bragantino, em Bragança Paulista, na terça-feira, 21, às 21h30.
Em contrapartida, o Avaí completa quatro jogos sem vencer e cai para a 15º colocação, permanecendo com 10 pontos. O próximo compromisso do Leão é contra o Atlético, terça-feira, 21, às 19h15, na Ressacada.
1º tempo
O Goiás começou o jogo com outra postura, bem diferente do time que estava a oito jogos sem vencer. Com boa marcação e muita vontade, o time esmeraldino conseguiu boas jogadas no ataque.
A primeira dela foi aos nove minutos, quando Johnatan finalizou de fora da área e o goleiro Renan, do Avaí, fez defesa segura. Quatro minutos depois, aos 13, o Verdão teve gol mal anulado pela arbitragem. No lance, Rossi aproveitou rebote de cobrança de escanteio de David e anotou o primeiro gol da partida. No entanto, o bandeira impugnou a jogada e, portanto, anulou o gol.
Mesmo após a falha da arbitragem, o Alviverde não diminuiu o ritmo, pelo contrário. Em busca da vitória, o time da casa pressionou um acuado Avaí e teve outra boa oportunidade em nova cobrança de escanteio de David, que mandou na cabeça de Rafhael Lucas. O atacante cabeceou no canto e Renan fez ótima defesa.
A pressão esmeraldina era forte e resultou em um pênalti. Aos 22 minutos, Rafhael Lucas dominou na grande área e foi derrubado pelo zagueiro Célio. Vinicius Furlan não teve dúvidas e apontou a marca da cal. Contudo, se o árbitro não titubeou, o atacante esmeraldino, sim. Rafhael Lucas escorregou e acabou chutando no centro do gol, o goleiro Renan fez fácil defesa.
O pênalti desperdiçado reduziu o ímpeto alviverde. Após a cobrança ruim, o time parece ter sentido e arrefeceu o ritmo. Nos últimos 10 minutos da primeira etapa, as equipes apenas tocaram a bola e esperaram o tempo passar até o apito do juiz.
2º tempo
A etapa final foi bem distinta da primeira. O Avaí mudou a forma de jogar e equilibrou as ações. O time avaiano passou a marcar bastante e dominar a posse de bola. Mesmo assim, o time não assustou Renan, que continuou sendo mero espectador.
Principalmente em jogadas agudas de Tauã, o Leão incomodava a defesa esmeraldina. No entanto, o domínio não se refletia em chances criadas. A melhora dos visitantes irritou a torcida, que vaiou o time em alguns momentos .
A irritação não iria durar muito. Aos 33, Vinicius Furlan marcou outro pênalti. No lance, Fábio Sanches empurrou Cassiano, que caiu na área. Desta vez, quem bateu foi o zagueiro Anderson Salles que, com categoria, deslocou Renan e marcou o gol do desafogo alviverde.
Atrás no placar, o Avaí não parecia ter forças para se recuperar e o segundo gol foi questão de tempo. Aos 41, Cassiano recebeu bola açucarada de Wagner e, livre, passou por Renan e ampliou o placar, definindo o jogo no Serra.
Ficha Técnica
Goiás 2×0 Avaí
Local: Estádio Serra Dourada; Goiânia, GO
Data: 17 de junho de 2016
Horário: 21:30
Árbitro: Vinicius Furlan (SP)
Assistentes: Lucas Costa Modesto (DF) e Lehi Sousa Silva (DF)
Público Pagante: 1,136
Público Presente: 1,392
Renda: R$ 10.720,00
Gols: Anderson Salles e Cassiano
Cartões amarelos: Alemão, Luan, Célio Santos( AVA); David e Wagner(GOI)
Cartões vermelhos: Luan (AVA)
GOIÁS: Renan; Johnatan, Anderson Salles, Wesley Matos e Jefferson; Willian, Wendel (John Cley), David e Léo Sena (Wagner); Rossi e Rafhael Lucas (Cassiano).
Técnico: Léo Condé
AVAÍ: Renan; Alemão, Fábio Sanches, Célio Santos e João Paulo; Luan, Braga, Lucas de Sá e Tatá (Lucas Coelho); Romarinho (Tauã )e William.
Técnico: Silas