Foi reaberto neste sábado (5) o Centro Cultural Oscar Niemeyer, o CCON, em Goiânia. O espaço estava fechado para visitantes por causa da pandemia do novo coronavírus. Será permitida a circulação somente pela área externa do local, como explica o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral.

“É um teste que nós queremos fazer ao ar livre, mas dando a opotunidade de testar o espaço aberto que é muito visitado, seja por patins, skates, as famílias para tirarem uma fotografia, para as crianças correrem”, argumenta.

Apenas 100 pessoas poderão ficar no local, cerca de 20% da capacidade, para evitar aglomerações e, assim, reduzir o contágio pelo novo coronavírus (Covid-19).

“Tem que entrar pelos fundos pelo estacionamento, que é uma fora de controle do número de pessoas e de carros que estarão conosco lá”, afirma.

Espaços como o Museu de Arte Contemporânea de Goiás (MAC) e a Biblioteca Jornalista Isanulfo de Abreu Cordeiro permanecem fechados.

Segundo Fabrício Amaral, uma equipe estará no local para fazer a orientação dos visitantes para que evitem aglomerações. Um novo fechamento do espaço por conta da pandemia não está descartado.

“Ao todo mais de 20 pessoas para poder orientar e acompanhar possivelmente aglomeração. Deixar claro, caso infelizmente a gente não tenha uma resposta positiva do ponto de vista do comportamento, a gente vai ter que fechar. Isso é um voto de confiança e uma necessidade”, afirma.

A realização de eventos no local também permanece descartada. Hoje, o CCON abrirá das 9h da manhã ao meio-dia, e à tarde e à noite das 16h às 22h. O presidente da Goiás Turismo faz um alerta à população que pretende visitar o Centro Cultural Oscar Niemeyer.

“Levem suas máscaras. Lá vai ter dispenser de álcool em gel, mas leve o seu álcool em gel também, e levem água”, conclui.