Os 40 programas globais de ação do Governo de Goiás estarão detalhados no Plano de Ação Integrada de Desenvolvimento (PAI), que está em fase de finalização. O governador Marconi Perillo reuniu sua equipe no Salão Verde do Palácio das Esmeraldas, em Goiânia, para definir quais os programas e fontes de financiamento estarão no PAI. Os programas estão sendo definidos com base no Plano de Governo e nas ações previstas no PPA 2012/2015.
As fontes de recursos levam em consideração dinheiro das Parcerias Público-privada, do PAC, do Tesouro do Estado e de financiamentos. “A equipe está definindo ações para o desenvolvimento econômico, para a criança e o adolescente, para o idoso, moradia, programas sociais, programas de infraestrutura. Todos os programas que foram debatidos no Plano de Governo e no PPA estão agora sendo reduzidos a 40 programas que vão se desdobrar em vários outros programas, mas com fontes de recursos definidas e garantidas para que a gente possa ter começo, meio e fim”, explica o governador.
De acordo Marconi, além dos programas e fontes de financiamento, o PAI também vai contemplar medidas para desburocratizar a administração e facilitar execução das ações previstas. “Hoje nós temos problemas com entraves burocráticos muito sérios e várias medidas, projetos de lei e decretos serão feitos com o objetivo de diminuir a burocracia no Estado em relação à execução do programa. O que entrava as ações é a burocracia. Nós estamos debruçados em soluções que possam diminuí-la ou eliminá-la.”
O Governo está criando ainda o Selo de Prioridade. Quando concedido a um programa do PAI, o selo será a garantia de recursos e celeridade. Marconi afirmou que toda a equipe de governo está trabalhando na construção do PAI e animada com os programas. “Senti a equipe muito animada. À medida que a gente define o que vai fazer nesses próximos dois anos e meio, dentro de um planejamento que já vinha sendo executado e com recursos e fontes de financiamento definidos, a gente define também um caminho menos traumático e menos burocrático para as coisas acontecerem. Sem dúvida, todo mundo fica satisfeito. O objetivo nosso é realizar um governo muito dinâmico, eliminado os gargalos e as dificuldades que existem numa administração pública.”
A expectativa do governador é finalizar o Plano de Ação Integrada de Desenvolvimento Plano até o final deste mês e apresentá-lo já no começo de agosto. “A partir do momento em que apresentarmos à sociedade o PAI, nós vamos focar todas as ações de governo nesses programas. Nós já temos no papel e na cabeça o que queremos para os próximos dois anos e meio no Estado”, concluiu.
Do Goiás Agora.