(Foto: Divulgação/Sefaz)

O governo vai pagar a folha de janeiro primeiro para os funcionários do Poder Executivo. A Secretaria de Fazenda informa que no dia 25 pagará 80% desta folha e o restante até o dia 30. Os demais poderes só vão receber janeiro no dia 10 de fevereiro. Não há ainda previsão para o pagamento do restante da folha de dezembro.

O então governador José Éliton deixou empenhada a folha de dezembro apenas para os servidores da Assembleia Legislativa, dos Tribunais de Justiça e de Contas do Estado e dos Municípios e do Ministério Público. Esses órgãos começaram a receber os salários nesta quarta-feira (9). Além deles, apenas os servidores da Secretaria de Saúde vão receber agora, porque também tiveram a folha empenhada pelo governo anterior.

Leia Mais: Caiado quer negociar pagamento da folha de dezembro

“A preferência foi para o pessoal do Executivo, porque eles foram os mais penalizados pela irresponsabilidade da falta de empenho para pagamento de dezembro”, comentou a secretária de Estado da Fazenda, Cristiane Schmidt.

O governador Ronaldo Caiado (DEM) esteve em Jataí nesta quinta-feira (10) para assinar convênio de recuperação de estradas com as prefeituras e reuniu-se com representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sintego). A presidente, Rosa Helena, reclamou do atraso do salário de dezembro e disse que alguns professores estão com dificuldade de comprar comida.

O governador, então, pediu aos prefeitos que avalizem essas pessoas nas farmácias e supermercados para que elas possam comprar esses itens de mais necessidades. Caiado afirma que o José Éliton fez “pedalada fiscal”, por não ter empenhado a folha de dezembro, e que recebeu o Estado com déficit de R$ 3,4 bilhões. Ele diz ainda que o Estado não pode recorrer a um empréstimo, porque sua nota no ranking da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) caiu de C para D.