Com a ferramenta, CGE disponibiliza painéis exclusivos de transparência sobre recursos investidos no combate ao coronavírus (Foto: Sagres On)

Nesta segunda-feira (6), a Controladoria-Geral do Estado (CGE) inseriu no Portal da Transparência, três painéis que reúnem todos os dados governamentais relativos às licitações que envolvem o coronavírus, por meio de um ícone inserido na página inicial do Portal da Transparência, chamado “CoronaTransp”. O objetivo é dar aos cidadãos, acesso às informações sobre como são investidos, pelo Governo de Goiás, os recursos emergenciais utilizados nas aquisições de materiais e serviços de combate a covid-19.

Após questionamentos relativos à escassa divulgação de informações da administração estadual à frente da crise sanitária, o governador Ronaldo Caiado (DEM) anunciou a disponibilização dos dados na noite deste domingo (5). De acordo com o controlador-geral do Estado, Henrique Ziller, os dados são captados do Comprasnet, sistema de compras do Estado, a partir da solicitação dos órgãos da administração. Coube à CGE, por meio do Decreto 9633/2020, acompanhar os processos das despesas realizadas em cumprimento às ações emergenciais.

A CGE tem atuado preventivamente na análise das licitações para aquisição de bens e serviços ligados à pandemia e disponibiliza essas informações para que a população possa fazer o controle social sobre os gastos. Toda a área de inspeção da Controladoria está sendo demandada para o controle preventivo antes do edital ser lançado.

Em relação à pandemia, a CGE criou dois ícones de destaque no Portal da Transparência, o CoronaInfo, com ações de ouvidoria (informações, reclamações e denúncias) e o CoronaTransp, com os dados de todas as aquisições feitas com os recursos emergenciais pelos órgãos do Poder Executivo Estadual. 

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