O Governo do Estado de Goiás está viabilizando o projeto de prevenção às drogas; Saúde em Educação. Participam do Grupo de Enfrentamento, os seguintes órgãos: Secretaria da Saúde do Estado de Goiás, Diretoria Geral da Polícia Civil, Gerência Saúde da Mulher, Criança e Adolescente, Subsecretaria Regional de Educação de Aparecida de Goiânia, Secretaria de Gestão e Planejamento, Secretaria da Educação do Estado de Goiás e o Programa Educacional de Resistência às Drogas da Polícia Militar do Estado de Goiás (PROERD).

De acordo com a presidente do grupo, Ivânia Fernandes, a função é alinhar as ações das outras entidades. “A proposta é unir a sociedade para esse trabalho, as crianças estão entrando no mundo das drogas cada vez mais cedo, por isso, é necessário conscientizar esse tipo de público’”, comenta.

Na reunião do grupo ficou estabelecido que o atendimento para os usuários será ampliado. De acordo com Ivânia Fernandes, 25 entidades receberão a verba de R$ 50 mil para fazer adequações na estrutura para receber os dependentes químicos. Até o momento existem nove Conselhos Municipais de Política sobre as Drogas, mas o objetivo, segundo a presidente é alcançar os 246 municípios do Estado com este trabalho.

O tenente Rabelo, do PROERD, defende que o programa é eficaz para a sociedade. “O índice de criminalidade nas escolas onde o PROERD é aplicado tem diminuído significativamente. Atuar na prevenção é o papel da Polícia Militar, nós estamos chegando antes do traficante, do criminoso aliciar esses menores para o mundo do crime”, diz o tenente.