Esta semana trouxemos à tona um assunto que é um dos pilares do nosso trabalho aqui no programa: será que governo e sociedade civil conseguem caminhar juntos? Para nós aqui, a resposta é sim, e um dos maiores exemplos que vejo aqui em Goiás e, quiçá, no Brasil, é a parceria que o Codese tem desenvolvido com a Prefeitura de Goiânia.
O Prefeito Rogério Cruz se reuniu com a diretoria e os conselheiros do Codese e firmou uma parceria para desenvolvimento de diversos projetos apresentados ao executivo municipal. São iniciativas que tratam de mobilidade, equilíbrio ambiental, geração de emprego e renda, e mergulhamos nesse assunto que é de interesse de toda a população, pois todos serão impactados, direta ou indiretamente.
O prefeito se comprometeu em colocar sua equipe para tocar esses projetos, de mãos dadas com o Codese e indicou o secretário de Governo da Prefeitura de Goiânia, Arthur Bernardes de Miranda como o interlocutor da prefeitura com o CODESE, e tivemos a honra de recebe-lo no Nosso Melhor desta semana, para tratar dos encaminhamentos desta nova missão. Arthur tem 38 anos, e foi Diretor da Companhia de Planejamento do Distrito Federal e consultor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), entre outras atividades no serviço público.
Arthur falou sobre o que encontrou, seus desafios e a prioridade de executar o Plano de Governo estabelecido.
“Precisamos fazer de Goiânia uma cidade com ambiente institucional favorável ao investimento, à geração de empregos e de oportunidades”, afirma. Para isso, Arthur defende que o caminho são reformas para a desburocratização, e comemora a aprovação do Refis e da redução da alíquota do ISTI pela Câmara Municipal de Goiânia. Um departamento de relações internacionais também foi criado na Prefeitura, em busca de interlocução com organismos multinacionais para ampliar investimentos na capital.
Arthur prega o diálogo entre o setor público e privado. A interlocução com o Codese e outras instituições têm proporcionado desenvolver iniciativas com maior qualidade. Um exemplo é a Agrovia Castelo Branco e o objetivo é que a obra fica pronta para o aniversário de Goiânia.
O Parque do Cerrado é um dos projetos que mais me trazer expectativa. Conforme Arthur, é preciso ajustar a legislação para atrair parceiros. É preciso apoio dos órgãos de regulação para que se chegue a um modelo viável a todos os parceiros. O Projeto está pronto e o desafio é implantar.
As isenções fiscais são uma estratégia para reavivar o Centro de Goiânia. Somado a obras de infraestrutura, preservação arquitetônica e outras ações, a revitalização do Centro é um sonho que vem sendo adiado mesmo com bons projetos para a região. Eu tenho uma grande expectativa de que poderemos fazer deste sonho uma realidade.
A informatização da administração da capital está defasada, e o secretário vê isso como um grande entrave para a desburocratização dos serviços, apesar dos investimentos que estão sendo feitos nessa área.
Arthur destaca a importância de um novo Plano diretor para Goiânia. A proposta que a Prefeitura deve apresentar para a Câmara, diz, é criar um ordenamento que alie desenvolvimento e preservação. Vamos aguardar o desenrolar deste processo. Estamos de olho e certamente voltaremos a falar sobre o Plano Diretor.
Programa completo
Temas abordados
– Como alinhar Goiânia com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável? https://youtu.be/YtGArOMCNZA
– O papel da iniciativa privada no processo de desenvolvimento regional. https://youtu.be/OFg-5BDlgu0
– Agrovia Castelo Branco fica pronta para o aniversário de Goiânia? https://youtu.be/HDnr7q8nNSs
– Parque Cerrado e Centro de Goiânia: o que esperar? https://youtu.be/tOZuBbdVfuo
– Sem infraestrutura e tecnologia, nenhuma cidade avança. https://youtu.be/qOvDyco5CPc
– Plano Diretor: o que a Prefeitura de Goiânia deve enviar à Câmara? https://youtu.be/O2LtZzsm_x8
– Extra: renovação do contrato com a CEF, folha de pagamento e Código Tributário. https://youtu.be/_PCA9SroP6E