O governador Marconi Perillo (PSDB) e secretária da Cidadania, Lêda Borges, realizaram na manhã desta terça-feira (16), em Goiânia, a entrega da primeira remessa de cartões do programa Renda Cidadã, do governo estadual.

Na solenidade, realizada no ginásio Goiânia Arena, famílias de 22 cidades foram beneficiados com a entrega dos cartões magnéticos. Depois de um ano de suspensão, o programa retorna com um sistema informatizado de gestão. De acordo com Lêda Borges, o objetivo da modernização é proporcionar maior transparência e eficiência à execução orçamentária do Renda Cidadã.

“Foi o desenvolvimento de uma ferramenta de gestão, que é uma inovação nos programas sociais do estado de Goiás. É o primeiro programa que está linkado ao cadastro único da assistência social, e que permite que não haja duplicidade de benefícios para o cidadão”, afirma.

Só neste ano, o governo estadual já garantiu no orçamento o investimento de R$ 34,7 milhões. A secretária Lêda Borges explica que, para receber o benefício, a pessoa precisa preencher alguns requisitos.

“Primeiro a questão salarial, a questão das vulnerabilidades econômica, social e do cidadão. Mulher vítima de violência, deficiência definitiva, idosos e os desempregados”, enumera.

Antes, o programa atendida cerca de 53 mil famílias. Nesta nova fase do Renda Cidadã, mais de 70 mil deverão ser beneficiadas. A secretária explica que o aumento se deve à atual crise financeira vivida pelo país.

“Isso não nos traz tanta alegria, porque é sinal de que realmente está refletindo o problema do país. Uma época de dificuldade, de desemprego, mas nós ampliamos sim. A meta do governo do estado no ano que vem é nós atendermos 100% das famílias em vulnerabilidade e já filtradas pelo novo sistema do Renda Cidadã”, ressalta.

Os pagamentos do programa aos beneficiários começam a ser realizados ainda neste mês de agosto. 

jerojrdt

Com informações do repórter Jerônimo Junio