O secretário de segurança pública, Joaquim Mesquita, e o comandante geral da polícia militar, coronel Benedito Alves, participaram de debate organizado pelo deputado José Nelto, do PMDB, na assembléia.
Acompanhe a reportagem completa de Mirelle Irene:
{mp3}stories/2015/junho/MIRELLE_IRENE_-_SEGURANCA{/mp3}
O deputado disse que a oposição tem muitas dúvidas sobre a política de segurança do governo. “A segurança pública em Goiás vai de mal a pior. A cada dia que passa, a violência aumenta. O governo contratou ilegalmente 2400 homens chamados SIMVE, que é considerado inconstitucional…”
Em resposta, o secretário de segurança pública, Joaquim Mesquita, disse que os índices de violência no estado têm caído e enumerou algumas ações que o estado tem feito para conseguir este resultado. “Temos destacado que os indicadores de violência no estado de Goiás estão em queda. Há um tempo atrás, o próprio Tribunal de Contas da União (TCU), fazendo um diagnostico da segurança pública no país, nos atribuiu a segunda melhor governância e gestão em segurança pública”.
O secretário de segurança pública, Joaquim Mesquita, indicou que o edital do concurso da polícia militar deve mesmo ser publicado ainda este ano e falou sobre as ações do governo para substituir os soldados do Simve. “A preocupação que havia antes da retirada do SIMVE é uma preocupação que já não existe, tendo em vista que estamos, nos últimos dois meses, com queda nos indicadores de criminalidade. O concurso tramita na Secretaria de estado de planejamento, que é quem promove os concursos públicos no estado de Goiás, junto com a polícia militar. Temos a expectativa de que o edital seja publicado nos próximos meses”.
*Com informações de Mirelle Irene