Foto: Johann Germano/Sagres On

Além da parceria com os Correios, assunto adiantado pela Sagres 730, o governo estadual espera adotar outras medidas para que num prazo de até 90 dias o cenário nas unidades do Vapt Vupt seja diferente, com maior agilidade para o usuário que busca atendimento, principalmente no Araguaia Shopping e no Camelódromo de Campinas.

Em entrevista à Rádio Sagres 730, o superintendente de atendimento ao Cidadão, Dioji Ikeda, admitiu a redução de pessoal. Ele justificou que os motivos foram por conta da exoneração de servidores e de extinção de cargos. Dioji Ikeda detalhou que hoje são 2,7 mil servidores trabalhando no Vapt Vupt, que ofertam cerca de 1 milhão de atendimentos por mês. Isso tem prejudicado, na visão do gestor, o atendimento.

“Nós temos um déficit de pessoal real, em função da extinção de cargos que foram criados na gestão passada e com exoneração de servidores. Estamos trabalhando com quadro real, 35% a menos do que seria necessário para atender. É um programa grande, são 2,7 mil servidores que promovem mais de 1 milhão de atendimentos por mês. Isso tem um impacto muito grande, pois compromete o atendimento. Já estamos implementando tecnologias”, declarou.

Gargalos

As maiores demandas são relativas a emissão da Carteira de Trabalho, Seguro Desemprego e emissão de RG, principalmente nas unidades do Araguaia Shopping e do Camelódromo de Campinas. O superintendente afirmou que alternativas estão sendo buscadas.

“Estamos buscando ampliar parcerias com a Secretaria de Segurança Pública para aumentar a quantidade de servidores e de kits de biometrias e a Secretaria de Desenvolvimento Social também nesta mesma linha. A gente não consegue mudar isso do dia pra noite, mas em três meses pretendemos dar uma nova realidade”, finalizou.