O Governo Federal está avaliando a possibilidade de aumento no preço da gasolina e do diesel. Esta é a afirmação do vice-presidente da República, Michel Temer, reconhecida nesta quarta-feira (16). “Estamos examinando, estudando”, disse. Antes de fazer a declaração, Temer se reuniu com a presidenta da Petrobras, Graça Foster, que não quis comentar o assunto.

No final de 2012, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, salientou que o governo aumentaria o preço dos combustíveis, segundo ele, “no momento certo”. Mantega negou demanda da Petrobras para que o reajuste fosse de até 15%. Tanto o vice-presidente, quanto Graça Foster conversaram sobre os fluxos de comércio de gás do Brasil com outros países. A representante da Petrobras disse que não há risco de desabastecimento de gás no país.

O gás é usado, no Brasil, para alimentar as usinas térmicas, ligadas para complementar o sistema elétrico quando os níveis dos reservatórios das hidrelétricas estão baixos. Isso aconteceu, por exemplo, neste início de ano.