Com o objetivo de reduzir pela metade o número de acidentes e mortes no trânsito, o governo de Goiás, por meio da Secretaria Estadual das Cidades, assinou na manhã desta quarta-feira (11) o Termo de Adesão à Década de Ação Para Segurança Viária (2011-2020), instituído pela ONU.
No evento foi lançada a política estadual de trânsito e segurança viária para o estado de Goiás. A intenção é envolver toda a sociedade na elaboração e na execução dessa política, visando à segurança dos pedestres, ciclistas, motociclistas, serviço de transporte público de passageiros municipais, intermunicipais e interestaduais.
O secretário das cidades, Armando Vergílio, ressaltou a importância das ações, já que o trânsito tem matado de forma assustadora, segundo ele.
“O trânsito deixa centenas de milhares de pessoas incapacitadas e mutiladas. Isso tem causado sofrimento e um custo elevadíssimo para a sociedade. O governo de Goiás decidiu de forma efetiva empreender um conjunto de ações para reduzir a mortalidade e o número de acidentes de trânsito”, declara.
Ele também afirmou que a Organização das Nações Unidas (ONU) esclareceu que a década de 2011 a 2020 será a década de ação para segurança do trânsito, e de acordo com ele, o Brasil e Goiás estão aderindo e estabelecendo sua política estadual de segurança viária.
“Temos uma realidade em Goiás que tem que ser revertida. Por ano, nós temos cerca de 90 mil acidentes nas estradas goianas, algo em torno de 7.500 acidentes por mês, ou 250 acidentes de trânsito por dia. Isso tem deixado em torno de 60 mil pessoas feridas, e mais de 160 por dia, e levado à morte cerca de 1.800 pessoas por ano no Estado”, relata.