O governo estadual, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP-GO), entregou nesta segunda-feira (28) 200 viaturas e 500 coletes balísticos femininos na segunda etapa de substituição de viaturas. Um investimento de R$ 2 milhões foi feito só nessa etapa. A cerimônia de entrega aconteceu na Academia de Policia Civil no Setor Jardim Bela Vista. Na ocasião, Marconi Perillo (PSDB) destacou a falta de recursos federais para a segurança do Estado.

“No ano passado, investimos 12,5% dos recursos do Estado. Neste ano vamos chegar a quase 13%. A União Federal tem a obrigação de colocar dinheiro nessa área. Os municípios também têm essa obrigação. Com mais dinheiro, teremos como efetivar melhor as políticas de segurança e proteger os cidadãos. Pressionar para que o país tome jeito em relação à segurança. O governo federal não pode se omitir”, ressalta.

Ao todo serão 2.141 viaturas. Destas, 600 já foram entregues. O Secretário de Segurança Publica do Estado, José Éliton (PSDB), falou sobre as próximas entregas e ressalta que Goiás caminha para ser referência na área da segurança.

“Deveremos entregar este ano três unidades prisionais ao longo do ano de 2017, outras duas unidades prisionais; já estamos junto ao Fundo Penitenciário Nacional (Funpen) com projetos de 15 novos presídios em Goiás e aguardando apenas a liberação por parte do Ministério da Justiça de recursos para esta área já em 2017”, afirma.

Além disso, serão destinados 500 novos coletes balísticos femininos à Polícia Civil; 700 pistolas Ponto 40; 70 submetralhadoras, modelo SMT Ponto 40; 30 espingardas, calibre 12; e materiais de defesa.

O investimento total em contratos de locação de veículos por mais 24 meses são mais de R$ 133 milhões. As viaturas serão distribuídas entre as unidades policiais da capital, região metropolitana e interior do Estado.

Com informações da repórter Juliana Gomes

viaturasnovass