O entorno do Distrito Federal ainda sofre com a falta de infraestrutura, transporte, saúde e segurança pública. Os governos de Goiás e Distrito Federal, em parceria com o Ministério da Casa Civil, estão estudando a aplicação do Pacto do Entorno, com o objetivo de resolver os problemas enfrentados pela população destas cidades.

O Governador de Goiás, Marconi Perillo aponta a necessidade da união entre gestores públicos para contornar a situação existente no entorno de Brasília. O Secretário de Segurança Pública do Estado, João Furtado destaca ao repórter Samuel Straioto que na próxima semana receberá projetos da área, que depois serão encaminhados para a Ministra Chefe da Casa Civil, Gleice Hoffman.

Segundo ele, o governo federal tem a intenção priorizar alguns programas para as áreas citadas, que são as necessidades desta região. O Secretário João Furtado descreve que é preciso aumentar investimentos no entorno do Distrito Federal. No entanto isto será possível somente com ajuda externa.

“Nós precisaríamos ter um incremento na ordem de R$ 40 milhões de investimentos no ano para termos o efetivo ideal naquela região. Estes números demonstram o tamanho do desafio financeiro que nós temos pela frente. Brasília precisa nos ajudar, e está nos ajudando”, explica.

A explosão demográfica é um fato que causa preocupação para as autoridades. Segundo dados do último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2010, as 22 cidades goianas e mineiras nos arredores do DF tiveram um aumento populacional de 27,2% na última década.

O Governador em exercício de Goiás, José Eliton argumenta a necessidade de se firmar parcerias com outros governos para resolver problemas no entorno de Brasília.

“Queremos dar solução para esta situação. O entorno do Distrito Federal é uma região que nos preocupa sobremaneira. Vamos buscar reforçar as medidas de segurança pública”, completa.