Foi instalado nesta segunda-feira (21) o Comitê Estadual Contra a Dengue, que prevê ações estratégicas por meio de pactos interestaduais.
O comitê é formado por 39 órgãos, entre secretarias, universidades, e associações de classe. O decreto foi assinado pelo governador Marconi Perillo, que durante o discurso ressaltou a importância da participação da sociedade no combate à dengue.
“Precisamos entrar nas cabeças das pessoas, mostrando a elas que todos podem ser vítimas da dengue se ficarmos de braços cruzados, ou o que é pior, se não nos ajudarmos”, explica.
Entre as ações está a criação dos “Agentes mirim e jovem”. Todas as escolas que fazem parte da rede estadual terão grupos formados por um aluno de cada sala. Também será instituído o “Síndico Dengueiro”.
O secretário estadual de saúde, Antônio Faleiros, destacou que cada unidade pública deverá estabelecer um representante para vistoria do prédio publico, e garantir que a zona esteja livre de dengue.
“É o envolvimento de todo estado no combate a dengue. O Síndico Dengueiro vai impedir que nasça o mosquito nos prédios públicos”, comenta.
Nos próximos dias será implantado o 0800 642 8383, onde a população poderá fazer denúncias de focos e receber orientações.
Outra medida é a premiação das casas que estiverem sem criadouros. Os domicílios serão sorteados aleatoriamente em todo o estado, dois em cada bairro. Caso a residência esteja sem criadouros do mosquito, o morador terá durante seis meses desconto integral do ICMS cobrado da conta de energia elétrica.











