Semad pede aos proprietários de barragens que realizem verificações periódicas (Foto: Reprodução / Governo de Goiás)
Investigações iniciais, conduzidas pelo corpo técnico da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), quanto ao rompimento da barragem, em Pontalina, apontam que foram feitas alterações indevidas no barramento, situado na Fazenda São Lourenço das Guarirobas. Em nota, a Semad informou que “deverá multar o proprietário da represa por quatro itens iniciais: alteração indevida do projeto original, descarga de fundo fechada, não manutenção adequada do barramento e não realização do cadastro no sistema de barragens”.
Sobre os danos nas pontes da GO-040 e GO-215, os estudos indicam que uma onda originada no rompimento da barragem foi a responsável por afetar as estruturas. Já em relação à estação da Saneago, os técnicos constataram que o volume de chuvas, acima do normal, causou os danos, não havendo ligação com o rompimento da barragem. Será feito ainda, um mapeamento para identificar a origem da água que danificou imóveis e bens materiais.
A multa inicial de R$ 90 mil, prevista para o proprietário, não inclui os danos ambientais e estruturais, que serão calculados posteriormente, e nem as indenizações pessoais, estas no âmbito da justiça.
No último sábado (4), em Pontalina, uma barragem se rompeu após fortes chuvas. Uma força-tarefa composta por representantes da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), profissionais da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), Companhia Saneamento de Goiás S/A (Saneago), equipes do Corpo de Bombeiros, Comando de Policiamento Ambiental da Polícia Militar, Comando de Policiamento Rodoviário da PM e Defesa Civil, foi enviada ao local para avaliar os danos na região.
Em entrevista à Sagres 730, nesta segunda-feira (6), o tenente do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás, Ricardo Mattos, disse que, no momento, a situação no município está mais tranquila, mas que é necessário monitorar a situação de outras barragens.
Informativo sobre ações preventivas em barragens durante período de chuvas
A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, através de um informativo, pediu para que os proprietários de barragens no Estado de Goiás realizem verificações periódicas em estruturas e equipamentos de vazão e captação, diante do alerta de fortes precipitações para o mês de janeiro.
O informativo tem algumas ações preventivas e detalha que a responsabilidade pela manutenção e segurança dos barramentos é do proprietário, tendo o Estado a missão de fiscalizar e acompanhar as recomendações.