De acordo com o secretário da Agricultura, Antônio Flávio Camilo de Lima, o programa Lavoura Comunitária terá seu alcance ampliado já no ano que vem e vai atender famílias carentes de todos os 246 municípios goianos. A afirmação foi feita durante o lançamento do Programa Lavoura Comunitária 2012/2013, da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seagro) na manhã desta quarta-feira (31). Segundo o secretário, a ampliação do programa já foi autorizada pelo governador Marconi Perillo, representado na solenidade pelo vice José Eliton.

Entre as novidades da atual edição do programa estão o retorno do cultivo do milho e o incremento de insumos de alta qualidade e em quantidade suficiente para uma safra bem sucedida. “Não tenho dúvidas de que vamos aumentar a produção este ano e seremos ainda mais efetivos, no atendimento às famílias mais carentes do Estado,” afirmou Antônio Flávio.

Ainda segundo ele, a área plantada deve continuar mais ou menos a mesma, em torno de 8,7 mil hectares, e a produção deve ser ainda maior pelo plantio do milho. Serão cultivados pelos produtores 6,5 mil hectares de arroz e 2,2 de milho, com investimentos da ordem de R$ 3,8 milhões do Governo do Estado, segundo dados da Seagro.

O programa que atende os produtores rurais em situação de risco e a famílias carentes, segundo as necessidades de cada região, de acordo com o secretário, beneficia nesta edição, a aproximadamente 18 mil famílias a mais, das 90 mil pessoas e 180 entidades parceiras. “Estamos atingindo mais pessoas carentes e novos estudos vão garantir que o programa chegue até quem realmente necessita,” esclarece.