Os proprietários de automóveis terão uma nova opção para pagar o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). A Secretaria da Fazenda (Sefaz) anunciou uma tabela de descontos para quem pagar de maneira antecipada e em parcela única o imposto. O desconto variará de 2% a 10% de acordo com a placa do veículo, mesmo sistema adotado para definir o prazo limite do pagamento sem desconto.
Quanto mais longo for o prazo para a dívida vencer, maior o desconto. A tabela prevê desconto de 2% para placas com final um e dois, 3% para final três e assim sucessivamente, até o desconto máximo de 10% para placas de final zero. A secretária da fazenda, Ana Paula Abrão, explica a medida:
“O objetivo é reforçar o caixa da receita nesse momento de ajuste e desaceleração econômica. Nós sentimos a diminuição na arrecadação e no repasse de verbas federais. A expectativa é antecipar cerca de 200 milhões de reais. Só para deixar bem claro que isso não será um aumento na arrecadação e apenas uma antecipação de receita nesse momento”, expõe Ana Paula.
Para os proprietários de veículos com placa final 1 e 2 o prazo limite para pagamento do IPVA é dia 20 de fevereiro, enquanto para os demais veículos (de 3 a 0) a quitação pode ser feita até o dia 27 de fevereiro. Mesmo com a tabela promocional, o calendário tradicional continua em vigor.
*Com informações de Mirelle Irene