Em reunião no Ministério Público de Goiás, o governo, por meio da Secretaria de Saúde, decidiu ampliar o número de UTIS no Estado. Hoje o déficit de leitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é de 184. Estão previstas a construção de 19 novas unidades de terapia intensiva especialmente para crianças.

Destas, 13 são em Goiânia, sendo quatro no Hospital de Doenças Tropicais e nove no Hospital das Clínicas. Na reunião foi discutida também a necessidade de ampliação do número de UTIS para adultos. No total, serão abertas mais de 50 vagas. Em Goiânia serão 20 vagas no CRER, e 10 no HGG.

O coordenador do Centro de Apoio Operacional da Saúde, Marcelo Celestino, acredita que o número de aumento de vagas irá contribuir para diminuição do déficit. “É em reação ao que é recomendado pela Organização Mundial da Saúde, mas é totalmente impossível atingir esse déficit, mas com a abertura desses leitos que nós estamos propondo eu creio que nós temos condições de atender bem a população”, afirmou.

Segundo ele, o HDT e o HGG ainda dependem de posicionamento da Agência Goiana de Obras Públicas para a ampliação. “Com relação ao Hospital das Clínicas nós dependemos, em decorrência da falta de recursos, de uma reunião com a bancada federal para buscar esses recursos junto ao Ministério da Educação, e ao Ministério da Saúde”, explicou.

Segundo o secretário de saúde de Goiás, Antônio Faleiros, tanto o Estado de Goiás, quanto prefeitura de Goiânia e Governo Federal serão parceiros no aumento das vagas nas Unidades de Terapia Intensiva. Faleiros ainda acrescenta que a ampliação também acontecerá no Hospital São Pedro de Alcântara, na cidade de Goiás.

“Nós pedimos um prazo pra poder refazer as finanças da Secretaria Estadual de Saúde, e provavelmente no segundo semestre, quando nós estaremos com toda uma rede de hospitais regionais filantrópicos, que estão nos procurando para poder oferecer serviço, e o que mais está aparelhado para oferecer serviços de UTI é o São Pedro de Alcântara em Goiás, e eu acredito que a partir do segundo semestre nós vamos colocá-lo em funcionamento”, ressaltou.