A primeira-dama Gracinha Caiado iniciou neste fim de semana agenda de missão internacional na Europa para apresentar o programa Aprendiz do Futuro e os resultados produzidos em Goiás. O programa atende 6.250 jovens em todos os 246 munícipios do estado e representa alternativa para a formação e inserção laboral de goianos, principalmente diante das dificuldades educacionais e econômicas geradas pela pandemia de covid-19. Na Europa, o cenário é ainda mais intenso, devido à guerra entre Rússia e Ucrânia.
Estudos apresentados pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em outubro de 2022, indicam que cerca de 280 mil jovens, de 18 a 24 anos, na Espanha vivem no contexto “Triplo Nem”: nem trabalham, nem estudam e nem estão buscando emprego. O governo da Catalunha busca alternativas para oferecer oportunidade aos jovens da região e uma das soluções está em Goiás com o “Aprendiz do Futuro”, executado pelo Governo Estadual.
Gracinha teve a primeira agenda com os Jovens Embaixadores Demà neste domingo (13), no histórico Palácio Monjuic, em Barcelona, que abriga o Museu Nacional de Arte da Catalunha. Entre segunda e terça-feira (15), a comitiva com a primeira-dama, terá agendas na prefeitura de El Prat de Llobragat; nas instalações da Fundació Catalana de l’Esplai (Fundesplai) e no Palácio do Governo da Catalunha. A quarta-feira (16) será dedicada a palestras e mesa redonda direcionadas pelo Enconto Demà, com autoridades sobre políticas públicas voltada à juventude.

Parlamento Europeu
Já na quinta-feira (17), Gracinha Caiado vai apresentar o Aprendiz do Futuro em sessão solene no Parlamento Europeu, em Bruxelas. A União Europeia (UE) lança, desde 2020, uma série de iniciativas em prol de uma “Europa mais social”, como o financiamento de programas de emprego jovem e para a melhoria da qualidade dos estágios.
Convite
A apresentação no Parlamento Europeu ocorre por iniciativa do eurodeputado Jordi Solé, que é membro do legislativo da UE desde 2017 pelo partido ERC (Esquerda Republicana da Catalunha).

Reconhecimento
O Centro de Excelência em Inteligência Artificial (Ceia), da Universidade Federal de Goiás (UFG), foi o mais bem avaliado entre as 85 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii). O anúncio foi feito durante o 16º Encontro das Unidades Embrapii, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), em Fortaleza.
Trabalho
O Ceia foi criado em 2019 e produz tecnologias com uso de técnicas, pesquisas acadêmicas e conhecimentos de inteligência artificial (IA). O centro é fruto de aliança entre a UFG, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás e empresas privadas.
Vaga na Alego
O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, comemorou a decisão da Justiça que garantiu a George Morais, presidente da sigla em Goiás, uma na Assembleia Legislativa de Goiás. O TSE validou os 38.336 votos recebidos pelo ex-prefeito de Trindade.
Avaliação
“Nosso sentimento dentro do PDT é de justiça sendo feita com a decisão que elege o nosso presidente estadual. Um companheiro digno e honrado que vai representar o nosso partido na Assembleia Legislativa goiana”, comemorou Lupi.
Sob nova direção
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, deve assumir a presidência nacional do PSDB, em data a ser agendada até o fim do mês. Oficialmente, o tucano realiza consultas no estado gaúcho durante o feriado, mas apenas por protocolo.
Outro lado
Tucanos paulistas ainda resistem à indicação de Leite à executiva do partido. Filiados temem que a dependência do Rio Grande do Sul, em regime de recuperação fiscal, ao governo federal crie conflito de interesses em momentos nos quais o partido decida se opor a Lula.
Transição
O ex-presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Social) Luciano Coutinho foi nomeado para compor o grupo do governo de transição que trata de Indústria, Comércio e Serviços.
Tempo de casa
O economista foi o mais longevo chefe do banco estatal nos governos do PT. Ele assumiu o comando do BNDES em maio de 2007, ainda no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e ficou até 2016, na gestão de Dilma Rousseff (PT).