Sagres em OFF
Rubens Salomão

Gracinha apresentará resultados da aprendizagem em Goiás no Parlamento Europeu

A primeira-dama Gracinha Caiado iniciou neste fim de semana agenda de missão internacional na Europa para apresentar o programa Aprendiz do Futuro e os resultados produzidos em Goiás. O programa atende 6.250 jovens em todos os 246 munícipios do estado e representa alternativa para a formação e inserção laboral de goianos, principalmente diante das dificuldades educacionais e econômicas geradas pela pandemia de covid-19. Na Europa, o cenário é ainda mais intenso, devido à guerra entre Rússia e Ucrânia.

Estudos apresentados pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em outubro de 2022, indicam que cerca de 280 mil jovens, de 18 a 24 anos, na Espanha vivem no contexto “Triplo Nem”: nem trabalham, nem estudam e nem estão buscando emprego. O governo da Catalunha busca alternativas para oferecer oportunidade aos jovens da região e uma das soluções está em Goiás com o “Aprendiz do Futuro”, executado pelo Governo Estadual.

Gracinha teve a primeira agenda com os Jovens Embaixadores Demà neste domingo (13), no histórico Palácio Monjuic, em Barcelona, que abriga o Museu Nacional de Arte da Catalunha. Entre segunda e terça-feira (15), a comitiva com a primeira-dama, terá agendas na prefeitura de El Prat de Llobragat; nas instalações da Fundació Catalana de l’Esplai (Fundesplai) e no Palácio do Governo da Catalunha. A quarta-feira (16) será dedicada a palestras e mesa redonda direcionadas pelo Enconto Demà, com autoridades sobre políticas públicas voltada à juventude.

Foto: Gracinha Caiado e Jovens Embaixadores Demà. (Crédito: Comunicação Renapsi)

Parlamento Europeu

Já na quinta-feira (17), Gracinha Caiado vai apresentar o Aprendiz do Futuro em sessão solene no Parlamento Europeu, em Bruxelas. A União Europeia (UE) lança, desde 2020, uma série de iniciativas em prol de uma “Europa mais social”, como o financiamento de programas de emprego jovem e para a melhoria da qualidade dos estágios.

Convite

A apresentação no Parlamento Europeu ocorre por iniciativa do eurodeputado Jordi Solé, que é membro do legislativo da UE desde 2017 pelo partido ERC (Esquerda Republicana da Catalunha).

Reconhecimento

O Centro de Excelência em Inteligência Artificial (Ceia), da Universidade Federal de Goiás (UFG), foi o mais bem avaliado entre as 85 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii). O anúncio foi feito durante o 16º Encontro das Unidades Embrapii, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), em Fortaleza.

Trabalho

O Ceia foi criado em 2019 e produz tecnologias com uso de técnicas, pesquisas acadêmicas e conhecimentos de inteligência artificial (IA). O centro é fruto de aliança entre a UFG, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás e empresas privadas.

Vaga na Alego

O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, comemorou a decisão da Justiça que garantiu a George Morais, presidente da sigla em Goiás, uma na Assembleia Legislativa de Goiás. O TSE validou os 38.336 votos recebidos pelo ex-prefeito de Trindade.

Avaliação

“Nosso sentimento dentro do PDT é de justiça sendo feita com a decisão que elege o nosso presidente estadual. Um companheiro digno e honrado que vai representar o nosso partido na Assembleia Legislativa goiana”, comemorou Lupi.

Sob nova direção

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, deve assumir a presidência nacional do PSDB, em data a ser agendada até o fim do mês. Oficialmente, o tucano realiza consultas no estado gaúcho durante o feriado, mas apenas por protocolo.

Outro lado

Tucanos paulistas ainda resistem à indicação de Leite à executiva do partido. Filiados temem que a dependência do Rio Grande do Sul, em regime de recuperação fiscal, ao governo federal crie conflito de interesses em momentos nos quais o partido decida se opor a Lula.

Transição

O ex-presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Social) Luciano Coutinho foi nomeado para compor o grupo do governo de transição que trata de Indústria, Comércio e Serviços.

Tempo de casa

O economista foi o mais longevo chefe do banco estatal nos governos do PT. Ele assumiu o comando do BNDES em maio de 2007, ainda no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e ficou até 2016, na gestão de Dilma Rousseff (PT).

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.