Dos 23 jogadores convocados hoje pelo técnico Dunga, a maior surpresa foi o nome do atacante Grafite. E o atacante não escondeu a sua alegria em ser lembrado pelo treinador, “Sem dúvida nenhuma é a maior emoção da minha vida. Defender o Brasil em uma Copa do Mundo é o sonho de qualquer criança e isso hoje se realizou para mim. Incrível”, afirmou o jogador em seu site oficial.
OUÇA A ENTREVISTA DO JOGADOR CONCEDIDA AO “A CAMINHO DA COPA” DO DIA 24/03:{mp3}stories/audio/Reportagem_Esporte/MAIO/grafite – 26.03{/mp3}
O atacante só havia sido lembrado pelo treinador brasileiro em uma oportunidade, justamente na última convocação, no amistoso contra a Irlanda, na Inglaterra, no dia dois de março. O jogo foi decisivo para a sua convocação. No pouco tempo em que esteve em campo, Grafite conseguiu convencer Dunga de que merecia uma vaga entre os 23.
“Era a última chance de um jogador, imagina como ele se sentiria. Duvido que ele não trema. E aí ele entra e joga como se estivesse jogando sempre. Outros tiveram e não aproveitaram a oportunidade. Foi o caso do Grafite”, disse Dunga sobre o atleta durante a entrevista coletiva realizada hoje.
O jogador foi entrevistado pelo programa “A caminho da Copa” da rádio 730 no dia 24 de março. À época, o atacante do Wolfsburg, da Alemanha, confessou que achava que seria difícil a sua convocação. “Sei que é difícil, o Dunga já tem um grupo fechado na mão, e eu não vinha sendo convocado antes. Talvez se eu tivesse tido uma sequência de convocações”, disse na oportunidade Grafite, quando perguntado sobre suas chances ir para a Copa.
O ex-jogador do Goiás ficou com a vaga que antes imaginava ser de Adriano, do Flamengo. O imperador terminou 2009 em alta com o título pelo rubro-negro, mas em 2010 conviveu com inúmeros problemas extra-campo que o prejudicaram junto ao técnico Dunga, que prima pelo compromisso com a seleção.
Na mesma entrevista concedida ao “A caminho da Copa”, Grafite reconheceu que a sua disputa era com Adriano. “Se ele continuar jogando a bola que ele vem jogando, com certeza ele vai para a Copa”, disse Grafite na época, sobre Adriano. Entretanto o jogador do Flamengo continuou com muitos problemas no seu clube, e Dunga preferiu levar o ex-atacante do São Paulo.
Grafite se destacou na temporada 2008/2009 do Campeonato Alemão, em que foi campeão e artilheiro com 28 gols com o Wolfsburg, e eleito o melhor jogador da competição. Ele não manteve o mesmo desempenho na atual temporada, em que teve 11 gols, e terminou em oitavo no campeonato, fora da zona de classificação para os torneios europeus.
Agora com a vaga assegurada, Grafite promete comprometimento com o time de Dunga. “Seleção Brasileira não é brincadeira. É a coisa mais séria da carreira de um jogador de futebol. Agora é trabalhar, trabalhar e trabalhar”, disse o jogador ao seu site oficial.