A maior surpresa da Copa do Mundo continua viva. Após liderar o chamado grupo da morte e mandar para a casa as poderosas Itália e Inglaterra, a Costa Rica fez uma nova vítima, dessa vez nas oitavas de final: a Grécia. A partida acabou em 1 a 1 no tempo normal e também na prorrogação. Nas penalidades, os caribenhos venceram por 5 a 3 pegam Holanda nas quartas.

1°Tempo

O início da partida era bastante equilibrado e corrido. Novidades nas oitavas de final, Costa Rica e Grécia colocavam em campo a chance de ir ainda mais longe na Copa 2014. Para isso, o ataque era priorizado por ambas as equipes. Bryan Ruiz teve a primeira boa chance da Costa Rica, mas bateu por cima do gol. Christodoulopoulos respondeu, mas chutou ao lado da meta.

Aos vinte minutos a Costa Rica cresceu na partida e teve uma ótima chance, após falta sofrida por Campbell bem próximo à grande área. Na cobrança, Ruiz levantou na pequena área e um leve desvio de cabeça quase inaugurou o placar, mas acabou saindo. Karagounis também levou a Grécia ao ataque, em chute de fora da área que Navas encaixou.

Os gregos continuaram sendo mais contundentes, e tiveram a grande chance de abrir o placar. Aos 36 minutos, Salpingidis completou cruzamento de primeira no contra pé de Navas. Mas o goleiro levou sorte, a bola bateu em seu joelho e foi para fora. A partir de então nenhuma equipe assustou muito e o primeiro tempo ficou no 0 a 0.

2°Tempo

O segundo tempo voltou bem morno, deixando transparecer que o 0 a 0 permaneceria no placar por muito tempo. Porém, uma jogada despretensiosa mudou o jogo. Aos sete minutos, Costa Rica fez boa jogada pela esquerda, a bola foi lançada para Bryan Ruiz. O capitão pegou de primeira, sem muita força, mas bem colocado e abriu o placar: 1×0.

Pressionado com o placar, o técnico Fernando dos Santos resolveu mexer na sua equipe para modificar a postura. Para isso, ele tirou o meia Samaris para colocar o atacante Mitroglou, um dos jogadores do elenco grego mais temido pelos adversários. Mas a melhor notícia para os gregos foi a expulsão de Duarte, que fez nova falta dura e tomou o segundo amarelo.

O tempo corria e deixava os gregos desesperados no campo, no banco de reservas, e também nas arquibancadas. As jogadas em busca do gol de empate eram sempre confusas, com a bola lançada em profundidade ou depois de muita disputa com os adversários. Aos 45 veio a redenção: Sokratis, zagueiro, aproveitou bate rebate e fez o empate que levou à prorrogação.

Prorrogação e pênalti

O tempo adicional continuou brigado, mas o cansaço derrubou o nível da partida e as duas seleções não conseguiram sair do empate. Nas penalidades, o time caribenho se recuperou e venceu por 5 a 3. A próxima adversária será a poderosa Holanda.

FICHA TÉCNICA

 

COSTA RICA 1 X 1 GRÉCIA (P: 5 a 3)

 

Local: Arena Pernambuco, em Recife (PE)
Data: 29/06/2014
Horário: 17h
Árbitro: Benjamin Williams – AUS
Auxiliares:  Matthew Crew –AUS e Hakan Anaz – AUS

 

Gols: Bryan Ruiz 7’ 2T (1-0); Sokratis 45’ 2T (1-1)

Cartões Amarelos: Samaris (GRE); Duarte, Granados, Tejeda e Bryan Ruiz (COS)
Cartão Vermelho: Duarte (COS)

 

COSTA RICA: Navas; Umaña, Gonzalez e Duarte; Gamboa (Acosta), Borges, Bolanõs (Brenes), Tejeda (Cubero) e Diaz; Bryan Ruiz e Campbell.
Técnico: Jorge Luis Pinto

 

GRÉCIA: Karnezis; Torosidis, Manolas, Sokratis e Holebas; Karagounis, Maniatis (Katsouranis), Samaris (Mitroglou), Christodoulopoulos e Salpingidis (Gekas); Samaras.