Foi em cima da hora, mas foi. De forma bastante dramática a Grécia venceu a Costa do Marfim no último minuto de partida por 2 a 1 e conseguiu arrancar uma vaga para as oitavas de final da Copa do Mundo. Com gols de Samaris e Samaras, os gregos desbancaram os marfinenses e conquistaram o segundo lugar do grupo C. Bony chegou a empatar a partida, mas Sio fez pênalti no último minuto e decretou a eliminação dos africanos.

1°Tempo

Como as duas seleções tinham condições reais de conseguir uma vaga na próxima fase, a partida começou a todo vapor, com Grécia e Costa do Marfim agredindo a defesa adversária e criando boas chances. Na primeira descida perigosa, Yayá Touré desceu pela direita e cruzou para Drogba na pequena área. Mas antes do atacante chegar, o goleiro fez a defesa.

A Grécia respondeu na mesma moeda, com um lance idêntico: Torosidis desce livre na direita de ataque, cruza para o meio e o goleiro Barry aparece para fazer a defesa. Nos minutos depois os gregos tiveram dois problemas: Kone e o goleiro Karnezis se lesionaram e tiveram que ser substituídos por Samaris e Glykos.

Aos 33 minutos o grande lance de perigo. Holebas carregou a bola desde a intermediária e soltou a bomba da entrada da área. O chute encobriu Barry mas explodiu no travessão, um belo lance. Oito minutos depois saiu o gol grego. Os africanos erraram na saída de bola, Samaras roubou a pelota e lançou Samaris, que bateu na saída de Barry para abrir o placar.

2°Tempo

A etapa final voltou com a Grécia mais ligada na partida, dominando as ações no meio de campo e pressionando em busca do segundo gol. A Costa do Marfim apresentava muitas dificuldades no setor defensivo, porém, no ataque conseguia algumas boas chegadas. No lance mais perigoso, o goleiro grego saiu jogando mal, mas Kalou se enroscou com a bola e a perdeu.

Aos 23 minutos a Grécia por muito pouco não ampliou o placar com uma pancada de Karagounis da intermediária. O capitão grega bateu firme de muito longe e acertou o travessão de Barry. Seria um golaço para os gregos. Precisando vencer, Sabri Lamouche mexeu na  Costa do Marfim e foi para cima, tirando o volante Tioté para colocar o atacante Bony.

Foi dito e feito: aos 28 minutos, Gervinho cruzou rasteiro para a grande área e Bony chegou para empatar a partida. 1×1 e a vaga mudava para o lado africano. Porém, aos 47 minutos do segundo tempo tudo mudou novamente. Samaras sofreu pênalti, foi para a cobrança e recolocou os gregos nas oitavas de final.

FICHA TÉCNICA

 

GRÉCIA 2 X 1 COSTA DO MARFIM

 

Local: Castelão, em Fortaleza (CE)
Data: 24/6/2014
Horário: 17h
Árbitro: Carlos Vera – ECU
Assistente 1: Christian Lescano – ECU
Assistente 2: Byron Romero – ECU

 

Gol: Samaris 41’ 1T (1-0), Bony 28’ 2T (1-1) e Samaras 47’ 2T (2-1)

Cartões Amarelos: Drogba, Kalou e Serey Die (CDM);

 

GRÉCIA: Karnezis (Glykos); Torosidis, Manolas, Socratis, Holebas; Maniatis, Kone (Samaris), Karagounis (Gekas) e Salpingidis; Christodoulopoulos e Samaras. 
Técnico: Fernando dos Santos 

 

COSTA DO MARFIM: Barry; Aurier Kolo Touré, Bamba e Boka; Serey Die, Tioté (Bony) e Yaya Touré; Gervinho (Sio), Drogba (Diamande) e Kalou. 
Técnico: Sabri Lamouchi