Sagres em OFF
Rubens Salomão

Grupo de vereadores tenta emplacar Romário Policarpo como vice de Mendanha

O mesmo conjunto de vereadores que garantiu a reeleição antecipada de Romário Policarpo (Patriota) como presidente da Casa, agora tenta indicar a candidatura a vice-governador na chapa encabeçada pelo ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (Patriota). A articulação do governador Ronaldo Caiado (UB) deixa o grupo menor, em relação à votação interna realizada em setembro de 2021, quando 34 parlamentares votaram pela recondução da Mesa Diretora. Agora, ao menos 20 apoiam a indicação de Romário para a vice na chapa de oposição.

Ouça a coluna em formato de podcast:

Ouça “#461: Grupo de vereadores tenta emplacar Romário Policarpo como vice de Mendanha” no Spreaker.

A vereadora a candidata a deputada federal, Sabrina Garcêz (Republicanos), encabeça a campanha em favor de Policarpo e aposta na “liderança e a representatividade” do vereador. “Policarpo vice do Gustavo é uma das melhores notícias desta eleição. De saída, ganha Gustavo e, mais ainda, ganham os goianos, com um nome que agrega, tem o apoio da Câmara, representa inovação e competência administrativa, como mostra no comando da Câmara de Goiânia, e que conta com experiência suficiente para colaborar com a modernização que o nosso Estado tanto precisa”, alega.

Gustavo Mendanha não tem encontrado sucesso nas tentativas de encontrar candidato (a) a vice que efetivamente some capital político ao projeto. Já disse buscar uma mulher, depois um nome do Entorno do DF, da Região Sudoeste e, por último, anunciou que “outro grande partido” anunciaria aliança com indicação da vice. Nada disso ocorreu e, no último dia das convenções, a possibilidade apresentada é de liderança com atuação na Região Metropolitana de Goiânia, assim como o próprio candidato a governador.

Boicote

Apesar da participação de Sabrina Garcêz na ala mendanhista do Republicanos, boa parte das lideranças da sigla planeja boicotar a convenção conjunta com o Patriota e reforçar presença na convenção do União Brasil, de Ronaldo Caiado. Principalmente a estrutura relativa ao prefeito de Goiânia, Rogério Cruz.

Separação

O partido tem apresentado união em torno da candidatura ao Senado do presidente do Republicanos em Goiás, João Campos. Só que na disputa pelo Palácio das Esmeraldas, o partido segue divido rachado.

Presenças

Além do prefeito da capital, os deputados estaduais Rafael Gouveia e Jeferson Rodrigues, além do ex-secretário de Segurança Pública, Rodney Miranda, baterão ponto na convenção do UB. A convenção estadual do Republicanos ocorre em conjunto com a do Patriota, nesta sexta-feira (05/08), a partir das 13h.

Foto: Marconi em evento do PSDB-GO em Goiânia no sábado (16/07) (Foto: PSDB Goiás/Facebook)

Retorno

O ex-governador Marconi Perillo se animou com a possibilidade de fechar aliança com o PSD para compor chapa majoritária. A iniciativa tem como meta formar grupo com PSDB, Cidadania, PT, PCdoB e PV, além do PSB e do PSD. Se viabilizar essa estrutura, o tucano voltaria à candidatura ao governo estadual.

Planos

Marconi busca a presença de Lissauer Vieira (PSD) na candidatura ao Senado e a deputada estadual Adriana Accorsi (PT) na vice. Tudo depende, no entanto, da confirmação de aliança entre PSDB e PT. Para isso, Marconi deve continuar as reuniões com lideranças nacionais em São Paulo nesta quinta-feira (04).

Troca

Enquanto isso, o PSD caminha para consolidar apoio à reeleição de Ronaldo Caiado. O presidente regional da sigla, Vilmar Rocha, teve reunião com o governador no fim da tarde de ontem e busca se viabilizar como alternativa do partido na candidatura ao Senado, depois da desistência de Lissauer.

Condições

O ex-deputado federal, no entanto, trabalha para garantir estrutura mínima de campanha, incluindo apoio de deputados estaduais na Alego e de prefeitos caiadistas.

Planejamento

A Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia analisa projeto que busca limitar a construção de estabelecimentos de comércio de alimentos ou congêneres a 2.500 metros quadrados de área construída. Comerciantes do município debateram o assunto na sessão desta quarta-feira (3).

Justifique

O autor da matéria é o presidente da Casa, André Fortaleza (MDB). Segundo ele, o projeto visa diminuir a concorrência desleal de empresas muito grandes com as menores, ocorrendo assim queda na geração de empregos.

Economia

“Nós, como parlamentares desta casa, precisamos lutar para que vocês (comerciantes) permaneçam, para que vocês trabalhem em paz e continuem gerando empregos e renda para o município. No meu ponto de vista, não adianta vir uma empresa e acabar com 50 ou 60 empresas menores”, disse o presidente André Fortaleza.

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.