O grupo de mpb vocal Essência será a atração do Teatro Sesi no dia 14 de abril, às 20h. O show faz parte do projeto Terça no Teatro e tem entrada gratuita. No espetáculo, o Essência interpretará músicas de seus três álbuns, além de canções de outros grupos vocais da música brasileira, como 14-Bis, Roupa Nova e Sá, Rodrix e Guarabyra.

O Essência tem várias músicas executadas frequentemente nas rádios locais, como Abraço e Beijo, Emoções Gerais e Sonho Veloz, do primeiro álbum do grupo; Ginga, Alegre Menina e Venha Até Minha Casa, do segundo trabalho; e Alma Brasileira, Te Ver, Choveu, Rumo das Coisas, entre outras, do disco lançado em 2013 e que foi premiado pela Associação Paulista dos Críticos de Arte – APCA. Várias dessas canções também estarão no repertório do show.

Alberto Cabral (violão e voz), Reny Cruvinel (violão e voz), Romero Fonseca (flauta, gaita, violão e voz) compõem a atual formação do Essência. No palco do Teatro Sesi o grupo terá ainda o acompanhamento dos músicos Jáder Steter (bateria) e Nonato Mendes (baixo elétrico).

História

O grupo teve início nos anos 80, tendo os festivais como referência e estímulo para as primeiras composições próprias. Depois vieram os shows em teatros e eventos culturais em diversas cidades das regiões Centro-Oeste e Sudeste.

O primeiro disco do Essência foi gravado em 1989, no Estúdio 464, Rio de Janeiro, e reuniu 10 composições de integrantes e ex-integrantes do grupo. O trabalho teve participação de Budi Garcia, Felipe Valoz, Nonato Mendes, Serginho Vieira, entre outros músicos. Nessa fase, o Essência também teve participação especial em discos de Luiz Augusto & Amauri Garcia e de Lucas Faria. 

Comida di Buteco 2015 será realizado de 10 de abril a 10 de maio

Nos anos 90 o grupo teve várias participações em mostras de música, como o Goiânia Canto de Ouro, o FICA, o Canto da Primavera, entre outros projetos. Em 2006, o Essência lançou seu segundo disco, intitulado “Quatro Ventos”. O trabalho, produzido por Luiz Chaffin, incluiu composições dos integrantes do grupo em parceria com letristas goianos, além de músicas de outros compositores do Estado (Gustavo Veiga, Carlos Brandão, Chaul, João Caetano e Otávio Daher) e de fora dele, como Dori Caymmi, Fred Martins, Filó Machado, entre outros. 

Divulgada lista de shows da Pecuária; confira os artistas !

O terceiro CD do Essência, intitulado ‘Ainda’, foi lançado em outubro de 2013, também com produção de Luiz Chaffin, reunindo composições dos integrantes do Grupo e interpretações, como: Te Ver (Samuel Rosa, do Skank), Guarde nos Olhos (Ivan Lins e Vítor Martins), Rumo das Coisas (Gustavo Veiga e Carlos Brandão), Alma Brasileira (Fernando Perillo, Bororó e Carlos Ribeiro), entre outras. O trabalho teve participações especiais do tecladista Ricardo Leão, em ‘Carrossel’, e do cantor João Caetano em ‘Amarelinha’, uma parceria dele com David Izacc, na época integrante do Essência.

Prêmio APCA

O CD ‘Ainda’ foi premiado pela Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA), como melhor grupo vocal de 2013. A entrega do prêmio aconteceu no Teatro Paulo Autran, no Sesc Pinheiros, em São Paulo, na noite de 11 de março de 2014. Na mesma noite também foram premiados, na área musical, Arnaldo Antunes, Emicida, Anitta, Ângela Maria, entre outros. Um grande momento na trajetória do Essência.