No quadro Sagres Internacional desta quinta-feira, 5, do Sagres em Tom Maior, o historiador e professor de Geopolítica, Norberto Salomão, analisou a situação da Guerra da Ucrânia. O conflito iniciado pela Rússia em 24 de fevereiro já dura mais de 70 dias.

Leia mais: ‘É simples. Rússia atacou a Ucrânia’, afirma conselheiro de Zelensky ao rebater Lula

“O saldo infelizmente é péssimo. Em termos de vidas, oficialmente nós temos mais de três mil mortos neste conflito, mas esses são dados oficiais, são dados que são fornecidos por organismos oficiais, acredita-se que o número seja bem maior que esse. E mais de cinco milhões de refugiados ucranianos, uma crise humanitária terrível. Eles estão sendo recebidos principalmente pela Polônia, Hungria e por países próximos. E esse saldo é terrível”, afirma.

Norberto Salomão também destacou a crise que a Europa enfrenta por causa do gás russo. “Outro saldo também que não é legal nessa guerra é com relação a crise energética pela qual a Europa passa atualmente com a questão do gás russo, do petróleo russo. Então tudo isso tem representado sem dúvida uma condição muito complicada, uma condição muito difícil”, avalia.

O professor Norberto Salomão destacou ainda um mapa que mostra o quanto a Rússia já avançou pelo território ucraniano. 

“Vladimir Putin tinha um plano, ele achou que essa ação da Rússia seria uma ação rápida e já estamos no 71º dia, estamos avançando, ou seja, estamos com mais de 70 dias de guerra e não há um sinal de que isso seja modificado”, destacou. 

Confira a análise na íntegra a seguir

Leia mais: