Nesse sábado (31/01), começa mais uma edição do Campeonato Goiano. E agora você confere um guia das 10 equipes que disputarão o torneio em 2015:
ATLÉTICO
O atual campeão goiano tenta repetir o feito conquistado em 2011, quando pela primeira vez na história conquistou o bicampeonato. Para isto, o clube rubro-negro tem um time mesclado entre remanescentes da última temporada e caras novas, quase todas oriundas de tradicionais clubes brasileiros.
O Dragão será comandado por Marcelo Chamusca, que pela primeira vez trabalha no futebol goiano. Ele chega respaldado por bons números do ano passado, quando dirigiu o Fortaleza durante toda a temporada e perdeu apenas três partidas.
O principal destaque da equipe é o goleiro Márcio, que vai disputar a oitava temporada pelo Dragão.
Time base: Márcio; Murilo, Matheus, Rafael e Elbis; Marcos Winícius, Eduardo, Thiago Primão e Felipe Ferreira; Rafinha e Yago.
GOIÁS
O maior campeão estadual tenta reconquistar o título goiano. Depois de perder o tricampeonato em 2014 aos 48 minutos do segundo tempo, o Verdão aposta em um elenco jovem, formado por promessas, para o estadual.
O treinador alviverde é Wagner Lopes, que no segundo semestre de 2014 se destacou trabalhando no Atlético Goianiense, na Série B, do Campeonato Brasileiro. O técnico promete formações ofensivas para os jogos desta temporada.
O grande nome do Goiás é o atacante Erik, que em 2014 foi eleito a maior revelação do Campeonato Brasileiro. Ele também foi o artilheiro do Goiás na temporada com 17 gols.
Time base: Renan; Bocão, Felipe Macedo, Júnior Lopes e Diogo Barbosa; Rodrigo, David e Esquerdinha; Bruno Henrique, Erik e Ruan.
ANAPOLINA
Em 2014, a rubra perdeu uma grande oportunidade de decidir o Campeonato Goiano. Neste ano, mais uma vez a Xata vai em busca do título inédito. O elenco conta com vários velhos conhecidos, que já defenderam a Anapolina em outras competições.
A Xata será comandada por emergente Edson Júnior, que no ano passado manteve o Grêmio Anápolis na Primeira Divisão. O treinador comandou a Anapolina na reta final do Campeonato Brasileiro da Série D, do ano passado.
A referência da rubra é o atacante Viola, que volta ao futebol depois de oito meses parados por conta de uma cirurgia no joelho.
Time base: Ney, Marcelo, Neto Pierin, Cris e Rodrigo Crasso; André, Jonathan, Felipe Baiano e Diniz; Sandrinho e Viola.
GRÊMIO ANÁPOLIS
O Grêmio Anápolis adota a mesma postura de outras temporadas. O time privado tenta se manter na elite do futebol goiano, mas principalmente vender os jogadores que se destacam para clubes de Portugal.
Assim como o elenco, o treinador do Grêmio também é um jovem. Lucas Oliveira, que tem muita experiência nas categorias de base, vai ter a primeira oportunidade no Campeonato Goiano.
O destaque do Grêmio Anápolis o lateral direito Edson Pelezinho, que teve boas passagens pelo Goianésia nas últimas temporadas.
Time base: Amaral, Edson Pelezinho, Gralak, Wadson e Wanderson; Júlio Vinicius, Tindurim e Rodrigo Alves; Américo, Lenon e Renan Oliveira.
APARECIDENSE
A Aparecidense entra no Goianão com o objetivo de conquistar uma vaga na Série D, do Campeonato Brasileiro, e se possível, chegar à decisão e vencer a competição pela primeira vez.
O time da grande Goiânia investe em jogadores conhecidos do futebol goiano, muitos deles com várias passagens pela equipe celeste. O treinador é Márcio Goiano, que já trabalhou no Goiás e no Vila Nova, além do Figueirense.
O principal destaque da Aparecidense é o atacante Elionar Bombinha, que já passou por vários clubes do Nordeste do país.
Time base: Pedro Henrique, Eduardo Arroz, Felipe, Mirita e PC; Geovane, Abuda, Robert, Willian Kozlowski e Washington; Elionar Bombinha.
SAIBA MAIS SOBRE AS OUTRAS EDIÇÕES DO CAMPEONATO GOIANO: http://futeboldegoyaz.com.br/
TRINDADE
Contando com um elenco enxuto (23 atletas), o Trindade é dono de uma das menores folhas salariais do campeonato. Mesmo assim, o time da Capital da Fé tentará ao menos repetir o quinto lugar do ano passado e, para isso, conta com alguns jogadores que já atuaram no futebol goiano.
O Tacão será comandado por Gilberto Pereira, que dirigiu o Atlético em 2013. Além disso, o treinador passou por Goiânia, CRAC, Londrina e Chapecoense, entre outros clubes.
O principal nome da equipe é o meia-atacante Dinei, de 29 anos. O jogador que já defendeu a equipe em outras temporadas, estava no Caldas Novas em 2014.
Time base: Tiago; Joninha, Douglas, Fábio Silva e William; Bruno Sabino, Vitor Rossini e Dinei; Watthimem, Mateus Paraná e Conrado
CALDAS NOVAS
Em ascensão, o Caldas Novas quer surpreender agora na elite. Após o título da terceira divisão em 2013 e da Divisão de Acesso no ano passado, o time da cidade das águas quentes espera chegar na fase semifinal.
O treinador do clube é Mauro Fernandes. Com passagens por diversos clubes do futebol goiano, como Atlético, Goiás, Rio Verde e Vila Nova, o técnico de 61 anos promete formações ofensivas para os jogos desta temporada.
O goleiro Rodrigão é o grande nome do Galo do Cerrado para o Campeonato Goiano. O experiente arqueiro, de 31 anos, já passou por América-RN, Campinense e ASA-AL.
Time base: Rodrigão; Tiago Araújo, Anderson, Kaká e Júlio César; Gerson, Viola, Rogério e Jô; Carlos Henrique e Artur.
CRAC
Tentando superar a crise financeira, o Leão do Sul sonha voltar a figurar entre os melhores do Goianão. Nos dois últimos anos, o representante de Catalão conseguiu escapar do rebaixamento apenas nas rodadas finais do estadual, além de ter sido rebaixado na Terceira Divisão de 2014.
O CRAC será comandado por um velho conhecido do torcedor: Mauro Ovelha. O técnico, que dirigiu o clube durante a disputa da Série C 2013, passou por várias equipes do Sul do país, entre eles: Joinville, Chapecoense, Caxias, Metropolitano.
O principal nome do time catalano é o volante Pituca. Aos 36 anos, o jogador quer se destacar no Goianão após mais de um ano sem atuar.
Time base: Gott; Ronaldo Trevisan, Anelka e Rafael Morisco; Paulinho, Pituca, Marielson, Assis e Santos; Danilo Lins e Tatu.
GOIANÉSIA
O Azulão do Vale sonha continuar subindo degraus na classificação. Após o quarto lugar em 2013, e a terceira posição na última temporada, a equipe espera chegar às fases finais do estadual.
Quem comanda o elenco recheado de jogadores experientes é Jorge Saran. O treinador, que passou pelo Vila Nova em 2012, dirigiu o Goianésia no ano passado, na disputa do Campeonato Brasileiro Série D.
O destaque do time continua sendo o veterano atacante Nonato. Aos 35 anos, o artilheiro espera ter sucesso reeditando a parceria com outro veterano, o meia Romerito, de 40 anos.
Time base: Flávio Mendes; Samuel, Roni, Luciano e Léo Carvalho; Paulo Vitor, Gilberto, Julian e Romerito; Wendell Lira e Nonato.
ITUMBIARA
O Itumbiara começa o torneio com o objetivo de se classificar para as semifinais e também garantir uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro. Campeão Goiano de 2008, o tricolor foi vice-campeão da Divisão de Acesso na temporada passada.
O elenco do Gigante do Vale é formado por jogadores pouco conhecidos. As exceções são o goleiro Rodrigo Calaça, o zagueiro Gladstone (ex-Cruzeiro e ex-Palmeiras) e o meia Ernane (ex-Vasco).
O treinador é Zé Humberto, que já passou por Anápolis, Goianésia, Canadense, Santa Helena e Mineiros, e comandou o Gigante na conquista da Divisão de Acesso.
O principal nome do Itumbiara é o goleiro Rodrigo Calaça. Aos 34 anos, o ex-arqueiro do Goiás quer se destacar no time tricolor da Fronteira.
Time base: Rodrigo Calaça; Cássio, Eder Baiano, Paganelli e Leandro; Nildo, Levi, Ernane, Elivelto e Júlio César; Paulo Renê.