A temporada de 2016 do Vila Nova chegou ao fim e com ela também veio o término da relação entre o clube colorado e o treinador Guilherme Alves. O técnico chegou ao clube no dia 14 de junho e neste sábado, 26 de novembro, comandou o Tigre pela 29ª e última vez nesta primeira passagem.
No discurso de despedida, Alves fez muitos agradecimentos, enalteceu o trabalho do elenco colorado e desejou felicidade ao Vila Nova nos próximos anos.
“Eu queria agradecer a diretoria do Vila Nova por ter me dado a oportunidade de trabalhar num campeonato tão importante, em um clube tão grande. Agradecer a todos os funcionários, sem exceção. Quero agradecer a torcida, pela força que nos deu e quero agradecer muito aos atletas. Eles são totais responsáveis pela campanha que fizemos. É um aprendizado trabalhar em um time de massa, que tem muita cobrança. Isso fez com que eu crescesse. Estamos num momento de despedida. Deixar esse ambiente é muito difícil. Espero que a torcida do Vila Nova seja muito feliz ano que vem, com o novo comandante”, afirmou.
Gostinho de quero mais
Quando chegou ao OBA, Guilherme Alves foi recebido com desconfiança, mas não demorou para transformar a incerteza em uma relação de empatia com a maioria dos torcedores. Para isso, o treinador precisou conduzir o Tigre à segunda melhor campanha como visitante na Série B de 2016, atrás apenas do campeão Atlético.
O desempenho fora de casa foi brilhante e fez com que o time, em determinados momentos, até sonhasse com o acesso à elite do futebol brasileiro. A Série A, porém, ficou somente no ideário colorado. O Tigre terminou em 12º, com 53 pontos e cumpriu o objetivo de permanecer com tranquilidade na Segundona. Apesar de ter atingido a meta do clube, Guilherme Alves ficou com um gostinho de quero mais.
“A maior lição é que se a gente tivesse mais dois ou três atletas com uma qualidade diferenciada, poderíamos ter chegado um pouco mais longe, ter ficado mais perto da zona de acesso. Não vi muita diferenças entre as equipes. A equipe mais regular e mais difícil de ser batida foi o Atlético, as demais estavam niveladas”, opinou.
Guilherme Alves comandou o Vila Nova em 29 partidas. Foram 12 vitórias, sete empates e dez derrotas, um aproveitamento de 49%. O treinador assume o Clube Atlético Linense, que disputará o Paulistão de 2017.