Em live nas redes sociais, o prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, manifestou sua preocupação com o avanço da segunda onda de Covid-19, na manhã desta terça-feira (16).

O político citou dados do Boletim Epidemiológico do município que indicavam a ocupação, nesta segunda-feira, de 75% dos leitos de UTI da rede pública municipal destinados a tratamento de Covid. E revelou que busca uma nova alternativa para fazer enfrentamento à doença.

Mendanha anunciou que, para ampliar as medidas de enfrentamento ao novo coronavírus, ele abriu conversas com a missão diplomática de Israel no Brasil, para tratar sobre a possibilidade de Aparecida ser inserida no circuito de cidades brasileiras que receberão o experimento israelense de um spray nasal testado no combate à Covid-19. Este spray já está na terceira fase de pesquisas.

“Eu acredito muito na tecnologia de Israel e, se eu mesmo pudesse tomar, eu utilizaria esse medicamento”, disse Gustavo Mendanha. A ideia, segundo o prefeito, é que o Hospital Municipal de Aparecida (Hmap) seja habilitado para receber o experimento, que ocorrerá em parceria com o Ministério da Saúde.

“Seria importante a gente ter um medicamento que fosse, de fato, eficiente e eficaz no combate a essa doença”, frisou Mendanha.

O prefeito de Aparecida relatou que conversou ontem com o embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley, para iniciar as tratativas. De acordo com Gustavo, ainda nesta semana, ele deve encontrar o diplomata em Brasília para acertar detalhes da parceria e assinar um protocolo de intenções com Jerusalém.

Algumas horas depois da live, Yossi Shelley, se manifestou nas redes sociais para parabenizar a iniciativa do prefeito. “Parabéns ao prefeito Gustavo por sua iniciativa em prol da saúde do seu povo e pela confiança nesta parceria”, escreveu o embaixador.

Volta das restrições

Gustavo Mendanha também lamentou as vidas perdidas pela pandemia e fez um apelo a população a reforçar as medidas de proteção contra a Covid-19, usando máscara, lavando as mãos continuamente e evitando aglomerações.

O prefeito ainda alertou a população para a possibilidade de retomada do isolamento social intermitente em Aparecida por meio do escalonamento regional das atividades econômicas.

“Pode ser que nesse momento não tenhamos de fato essa necessidade, mas precisamos, claro, voltar a tomar todos os cuidados possíveis”, salientou Gustavo Mendanha.

>>Leia também: Aparecida notifica bares e distribuidoras por infrações às novas regras da Lei Seca