Um dos principais nomes do Goiás na temporada 2015, o goleiro Renan foi vetado pelo departamento médico alviverde e irá desfalcar o clube por cerca de um mês. Com isso, o jovem Paulo Henrique, conhecido como Paulinho, ganhará sua primeira oportunidade de defender o gol do Verdão.
Em entrevista ao repórter Pedro Marinho, da Rádio 730, o gestor de futebol do Goiás, Harlei Menezes, lamentou a contusão do arqueiro titular esmeraldino. “Lesão chata em um atleta importante. O Renan sentiu a lesão no lance com André Lima. A perna estava presa no chão e acabou forçando muito o lado posterior da coxa e acabou sentindo essa fisgada”.
Apesar do desfalque, Harlei garante estar tranquilo com a entrada do jovem Paulo Henrique, que vai fazer sua estreia na equipe profissional. “Na minha opinião, o Paulo é o maior goleiro que eu já vi ser revelado em uma categoria de base, por isso estou muito tranquilo. Ele precisa ser frio, calculista e forte psicologicamente, pois é isso que um goleiro precisa. Eu estou muito seguro que ele vai substituir o Renan a altura, porque talento ele tem de sobra”.
O arqueiro de 21 anos foi muito elogiado pelo atual gestor do Verdão. “Não joguei em muitos clubes, mas convivi com alguns goleiros sendo feitos em categoria de base, e para mim, o Paulo é o mais talentoso, o mais capaz, e sem dúvida nenhuma, um goleiro jovem que tem uma condição excepcional de definição de jogada, de boa colocação, de bom reflexo, de excepcional agilidade. É uma posição muito difícil, pois você tem de aliar o talento com o equilíbrio emocional. Você está muito próximo do limite, entre acertar e errar”.
Paulinho foi um dos destaques na campanha do vice-campeonato do Goiás na Copa São Paulo de Juniores 2013. Desde que passou a compor o elenco profissional, não teve nenhuma chance de ser titular. Harlei destaca que esse fato é natural. “A única chance que goleiro reserva tem de entrar é nessas situações (de contusão do titular), pois treinador não faz alteração para um goleiro ganhar ritmo de jogo, para participar 15, 20 minutos em uma partida”.
O último goleiro de grande destaque formado na base do Goiás e que conseguiu ter uma boa sequência como titular do clube esmeraldino foi Kléber Guerra, revelado em 1991. Após Harlei assumir a condição de titular em 1999, o Verdão chegou a contar com Rodrigo Calaça (que passou na base do Crac, mas subiu aos profissionais apenas no time alviverde), que foi titular em boa parte do Brasileirão 2003, e Pedro Henrique, que defendeu com destaque a Aparecidense em algumas oportunidades e hoje atua no ASA-AL.