Na tarde desta segunda-feira, dia 14, o Goiás anunciou a volta de Harlei Menezes à direção de futebol do clube. O ex-goleiro assumirá o cargo que até então estava nas mãos de Osmar Lucindo, superintendente de futebol, que permanecerá como parceiro de Harlei na próxima temporada.

Será a segunda passagem de Harlei pelo departamento de futebol do Esmeraldino. Em 2015, uma semana após anunciar sua aposentadoria dos gramados, o ex-goleiro assumiu a direção deixada por Marcelo Segurado, que foi campeão com o clube em três oportunidades enquanto diretor.

CARREIRA NOS GRAMADOS

Harlei é natural de Belo Horizonte, Minas Gerais, e começou sua carreira no Cruzeiro, clube que atuou entre os anos de 1990 e 1997. O goleiro ingressou no futebol goiano através do Vila Nova, onde atuou nos anos de 1998 e 1999 e atuou em 23 partidas pelo colorado. Ainda em 1999, Harlei se transferiu para o Goiás e lá ficou, como jogador profissional, até o ano de 2014, completando 15 temporadas pelo Esmeraldino e se tornando ídolo recente do clube.

No início da Era Goiás, Harlei era reserva de Márcio e conseguiu assumir de vez a titularidade no gol esmeraldino para ser recordista de atuações seguidas pelo Verdão: foram mais de 750 partidas. Com a camisa do Verdão, o ex-goleiro conquistou duas Séries B (1999 e 2012), três Copas Centro-Oeste (2000, 2001 e 2002) e sete Campeonatos Goianos (2000, 2002, 2003, 2006, 2009, 2012 e 2013).

Harlei se despediu dos gramados no ano de 2014, no dia 7 de dezembro. O fim de sua carreira no Esmeraldino foi melancólica, já que amargava o banco de reservas desde o ano de 2013, quando o técnico Enderson Moreira assumiu o comando técnico do time. Ao todo, em 15 anos de Goiás, Harlei acumulou 831 jogos, se tornou o número um em atuações pelo time e ganhou status de ídolo para grande parte da torcida.

FORA DE CAMPO

Fora dos gramados, a carreira de Harlei ainda é curta. Antes de pendurar as chuteiras, o ex-jogador dividia as funções de goleiro e técnico interino do time, já no ano de 2014. Após anunciar aposentadoria, Harlei assumiu a direção de futebol do Goiás, no ano de 2015, empossado pelo presidente Sérgio Rassi, após o desligamento de Marcelo Segurado.

Enquanto dirigente, o ídolo esmeraldino teve trabalho bastante contestado. À frente do futebol, Harlei carrega a responsabilidade de ter montado o time que rebaixou a equipe esmeraldina à Série B do Campeonato Brasileiro, em 2015. Naquele ano, foi um dos nomes mais criticados por parte da torcida.

No final daquela temporada, o presidente do Goiás, Sérgio Rassi, decidiu pela não permanência do ex-jogador no cargo e contratou Felipe Ximenes para a função. Ximenes também não teve êxito em sua curta passagem pelo Verdão. No Goianão 2016, apesar de campeã, a equipe não empolgou a torcida. No Brasileirão, faltando duas rodadas para o fim, o Verde é o pior dos goianos na tabela de classificação.

É certo que Felipe Ximenes foi mandado embora no meio do ano, tendo seu cargo ocupado por Osmar Lucindo, responsável pelas categorias de base do Esmeraldino. Osmar era o atual responsável pelo departamento de futebol profissional do clube e, com a chegada de Harlei, voltará para a superintendência e trabalhará em parceria com o ex-goleiro. Harlei terá, agora, difícil missão no Verdão: montar um time competente e vistoso para a próxima temporada e recuperar imagem manchada que deixou em sua última passagem.