O Goiás Esporte Clube terá uma nova diretoria em 2021. O clube esmeraldino passará por um processo eleitoral no final desta temporada e irá eleger um novo presidente executivo.

Com ele, também serão eleitos os vice-presidentes e a direção terá um novo responsável pelo futebol. Na chapa Gestão esmeraldina, o nome para assumir o departamento é o de Harlei Menezes, como vice presidente de futebol. Enquanto na chapa de oposição, a União Esmeraldina, Luvanor Donizete Borges é o cotado para assumir o cargo de Diretor de Futebol. Os dois são considerados ídolos do torcedor Esmeraldino.

Harlei chegou ao Goiás em 1999 e encerrou a sua carreira em 2014, após 15 anos defendendo o clube. Durante uma década e meia no Verdão, o arqueiro conquistou dois títulos da Série B (1999 e 2012), sete campeonatos estaduais (2000, 2002, 2003, 2006, 2009, 2012 e 2013) e três campeonatos da Copa Centro-Oeste (2000, 2001 e 2002).

Luvanor por sua vez, defendeu o Goiás na década de 80. Revelado pelo clube, o jogador foi a primeira grande negociação na história do Verdão. A negociação com o Catania, da Itália, terminou com um acordo no valor de um milhão de dólares, o que na época, era uma quantia muito elevada.

Com a camisa Esmeraldina, Luvanor conquistou quatro estaduais (1981, 19893, 1990 e 1991) e era o craque do time em 1990, quando o Goiás chegou a decisão da Copa do Brasil e perdeu o título para o Flamengo.

Mas qual dos dois está mais preparado para a função? Confira as opiniões dos nossos comentaristas; André Isac, José Carlos Lopes e Evandro Gomes.

André Isac

“Essa é uma das perguntas mais difíceis de se responder nesse ano de 2020. Dois ídolos o Goiás, dois entendedores de futebol. O Harlei inclusive fez curso de técnico na CBF, ele procurou se qualificar durante esse tempo. Eles tem que ter liberdade para trabalhar, precisam ser ouvidos, seja qual for que ganhar. Não pode ser um colegiado, gente que nunca deu um chute na bola, para definir uma contratação. Talvez por isso o Harlei esteja chegando no seu segundo rebaixamento com o Goiás, porque provavelmente não foi tão ouvido como merecia. Acho que atualmente, mais qualificado e atualizado, eu fico com o Harlei”.

José Carlos Lopes

“Harlei e Luvanor, dois dos grandes ídolos da torcida esmeraldina. Harlei está no comando há dois anos já, então tem mais experiência e está mais preparado. O Luvanor como técnico fez um grande trabalho nas categorias de base do Goiás, mas não fez essa função (diretor de futebol). Dentro do Goiás eu lembro de alguns nomes que passarem por esse cargo, Macalé que fez um bom trabalho, tivemos o Cleber que teve o trabalho interrompido e agora o Túlio que não teve liberdade nem autonomia, mas também esteve envolvido em um trabalho que fracassou. E agora, quem é melhor? Harlei ou Luvanor? Penso que nenhum e nem outro, eles deveriam fazer parte de acompanhamento, de estar ao lado de um profissional especifico dessa área. No Brasil apenas o Edu (Gaspar) fez um grande trabalho nessa área, no Corinthians e depois chegou a Seleção Brasileira. Portanto, acho que tanto o Harlei quanto o Luvanor deveriam acompanhar uma profissional já experiente na área”.

Evandro Gomes

“Essa é uma comparação dificílima de ser feita. O Harlei não é a primeira experiência dele dentro do futebol, ele não tem sido brilhante como o homem que gerencia o futebol do Goiás. O motivo está aí, o time na última posição do Campeonato Brasileiro e ele é um cara de voz ativa lá dentro. O Harlei precisa mostrar a cara, ‘tá mal feito, foi que fiz, o que foi bem feito, não foi só eu quem fez. Nós fizemos!’. O verbo tem que ser esse, agente perde junto, a gente ganha junto, então eu acho que é por aí. O Luvanor não tem nenhuma experiência como homem de futebol, mas foi super importante como jogador, como o Harlei também foi. O Luvanor é responsável pelo crescimento patrimonial do Goiás, com a venda dele para o futebol da Itália. A experiência de ter jogado em grandes clubes do Brasil, Flamengo, Santos… É um jogador que teve experiência internacional, conhece de futebol e é respeitado. Não posso fazer uma análise de quem é melhor, o Harlei farcassou até aqui, e como de futebol o Luvanor não tem nenhuma experiência. Quem sabe o novo seja interessante para o Goiás”.

Confira a integra da análise dos nosso comentaristas