Foto: Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás
A partir desta segunda-feira (30), o Hemocentro de Goiânia passa a realizar agendamento de doações de sangue por telefone e pelo site da Hemorrede Pública de Goiás. O agendamento foi implantado seguindo orientação do Governo de Goiás, por meio da Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO), para evitar aglomerações e dar mais segurança aos doadores e pacientes que são atendidos na unidada localizada no Setor Coimbra.
O agendamento pode ser feito pelo telefone 0800 642 0457, das 7 às 18 horas, ou pelo site agenda.hemocentro.org.br, permitindo ao usuário escolher o melhor dia e horário, conforme a sua disponibilidade. Lembrando que quem for ao Hemocentro sem agendar horário não ficará sem atendimento, mas terá que aguardar já que os agendamentos terão prioridade.
Os requisitos básicos para passar pela entrevista pré-doação de sangue são: estar saudável, ter peso acima de 50kg, apresentar documento com foto válido em todo o território nacional e idade entre 16 e 69 anos, antes de completar 18 anos é necessária uma autorização dos pais ou responsáveis e, acima de 60 anos, deve-se ter realizado pelo menos uma doação até essa idade. Quem tomou a vacina da febre amarela deve aguardar 30 dias para fazer uma doação. Já para a vacina contra gripe, o prazo é de 48 horas.
Restrição
A redução do número de doadores voluntários está sendo registrada em todas as unidades da Hemorrede Pública de Goiás, em função das medidas restritivas no enfrentamento à Covid-19, além de outros receios sobre a doação de sangue. De acordo com a diretora-técnica da Hemorrede, Ana Cristina Novais, o ato não expõe o doador a nenhum risco. “Não existe evidência de transmissão de coronavírus por transfusão de sangue, e temos seguido as orientações que o Ministério da Saúde (MS) estabeleceu desde o mês de fevereiro”, explica.
A nota técnica do MS orienta para que pessoas que tiveram contato com pacientes infectados ou com suspeita da Covid-19 fiquem impedidas de doar sangue pelo prazo de 14 dias. Para quem foi considerado caso suspeito ou confirmado, o prazo é de 30 dias após a remissão dos sintomas. Além disso, todos os doadores passam por uma criteriosa triagem, que verifica se o candidato está apto a fazer a doação de sangue.
Quer saber mais sobre o coronavírus? Clique aqui e acompanhe todas as notícias, tire as suas dúvidas e confira como se proteger da doença