A quantidade considerada ideal para atender aos pacientes em todo o estado é de 300 bolsas. Entretanto, o banco conta atualmente com pouco mais de 80 unidades, o que representa apenas 26%. O diretor do Hemocentro Mauro Silva, em entrevista à repórter Priscylla Borges, da Rádio 730, informa os pré-requisitos para quem quiser fazer a doação no local.
“Ter entre 16 e 69 anos de idade, apresentar-se com documento de identificação com foto, pesar no mínimo 50 kg, estar bem de saúde e passar por uma entrevista com nossos profissionais. Nessa entrevista é importante não omitir as informações, porque você não omitindo informações, você ajuda a salvar vidas. Pra quem doa, é simples, e pra quem recebe é uma nova chance de vida”, ressalta.
O diretor do Hemocentro Mauro Silva destaca que, além da escassez de sangue no estoque, outra preocupação é o tempo que leva para que fique pronto para ser utilizado, e pede o apoio da população para aumentar o estoque de bolsas de sangue.
“Demora cinco dias para ficar pronto, então esse sangue pode vir a servir até para quem doa, posteriormente. Vamos ter consciência, então venha fazer a sua doação de sangue porque a nossa preocupação é muito grande”, destaca.
Além da sede do Hemocentro, localizado na Avenida Anhanguera em Goiânia, a doação pode ser realizada no Hospital das Clínicas, na 1ª Avenida no Setor Leste Universitário e no Hospital Otávio Lage (Hugol), também na Avenida Anhanguera, no Setor Santos Dumont, região noroeste.
Com informações da repórter Priscylla Borges.