O secretário de Cidadania e Trabalho, Henrique Arantes, revelou dados preliminares da investigação que a pasta está fazendo no programa “Renda Cidadã”. O objetivo é apurar irregularidades no uso do benefício e fazer novo cadastro. O secretario adiantou que, entre os atuais 64.503 beneficiados, mais de 40% não se encaixam nos moldes e critérios do programa.

 

O “Renda Cidadã” está temporariamente suspenso para reformulação e ajustes. Segundo Arantes, há casos de duplicidade de benefícios, com famílias recebendo simultaneamente o Renda Cidadã e o Bolsa Família, do governo federal. Já foram constatados também casos de cartões em nome de pessoas falecidas e de classe social alta. O recadastramento deve ser feito o mais breve possível, conforme o secretário, que pretende retomar logo o pagamento do benefício.

Um anteprojeto de lei introduzindo modificações na lei que criou o programa deverá ser apresentado em breve pelo secretário ao governador Marconi Perillo. A previsão é de que as alterações sejam apreciadas e votadas pela Assembleia Legislativa quando a nova legislatura assumir, em fevereiro.  Entre as novidades, o governo pretende atualizar o benefício, com aumento gradativo do valor pago.