Sagres em OFF
Rubens Salomão

Henrique Meirelles considera filiação ao MDB para candidatura à vice em São Paulo

O ex-ministro da Fazenda, Henrique Meirelles (PSD), considera, além das condições para candidatura ao Senado por Goiás, a possibilidade de troca de partido para aderir a projeto eleitoral em São Paulo. O destino seria o MDB, partido pelo qual disputou a presidência da República em 2018, com o objetivo de compor chapa na vice de Rodrigo Garcia (PSDB), que assume o governo de São Paulo com a desincompatibilização de João Doria e será candidato à reeleição.

Ouça:

Ouça “#386: Henrique Meirelles considera filiação ao MDB para candidatura à vice em São Paulo” no Spreaker.

Na base do governo paulista, a avaliação é de que a presença de Meirelles pode ajudar Garcia, adicionando peso na chapa, diante de uma campanha que deve ser concorrida. O secretário de Fazenda e Planejamento de SP tem 76 anos e representaria experiência administrativa e política, que falta ao atual vice de João Doria. Meirelles mantém avaliação positiva por ter sido presidente do Banco Central, no governo Lula, e ministro da Fazenda, na gestão Michel Temer.

Além disso, como candidato a vice-governador, Meirelles teria mais tempo para ajudar no plano econômico da campanha de Doria à Presidência da República. O jogo duplo do ex-ministro, no entanto, tem irritado lideranças em Goiás, do outro lado da moeda – principalmente na base do governador Ronaldo Caiado (União Brasil) e no próprio PSD. Caiadistas e pessedistas deram ultimato a Meirelles na segunda-feira (28) e intensificam busca por plano B, já que não confiam na resposta do ex-ministro.

Sim e não

De um articulador caiadista, sobre a indefinição de Meirelles: “Mesmo que a resposta venha e seja positiva pela pré-candidatura dele, não resolve. O sim do Meirelles não representa muito mais. Só dá pra confiar se a resposta for não. Qualquer outra coisa é incerta”.

Prazo dado

O governador Ronaldo Caiado e seus principais aliados têm mantido silêncio nesta semana final de filiações e devem continuar assim pelos próximos meses. A intenção é não apressar qualquer decisão sobre a escolha do nome a Senado. O afunilamento, segundo governistas, só deve ocorrer a partir de junho.

Esquerda

O presidente do PSB em Goiás, o deputado federal Elias Vaz avalia que o ex-governador José Eliton pode ser candidato ao que ele quiser, nas eleições deste ano em Goiás. Eliton se desfiliou do PSDB e ingressou no PSB, a convite de Geraldo Alckmin.

Opções

Apesar disso, Elias Vaz reafirma que o partido continuará conversas com o prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha, que decidiu se filiar ao Patriota, além de outras siglas, como o PT. “Para o PSB, a filiação de José Eliton terá uma grande importância pelo simbolismo. Refletir a união dos democratas”, afirma Elias em contraposição principalmente ao bolsonarismo.

Caminho

O deputado aponta que a filiação do ex-governador não impede discussão ampla para buscar um “caminho para a criação de um polo progressista”. “José Eliton pode ser candidato a qualquer coisa. Mas vamos ver o melhor o caminho. É importante que ele tenha disposição de colocar o nome dele para isso”, define.

Título

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Municipal de Goiânia aprovou concessão de título de Cidadão Goianiense para o deputado federal Major Vitor Hugo (PL).

De onde

O parlamentar é nascido em Salvador (BA) e veio para Goiás no ano de 2003. A proposta foi apresentada pela vereadora Gabriela Rodart (DC), ainda no ano passado. Agora, a matéria segue para votação em plenário.

Foto: Divulgação / Twitter @maurorubempt

Saúde

O presidente do Instituto Municipal de Assistência à Saúde dos Servidores de Goiânia, Jefferson Leite, terá de ir à Câmara dos Vereadores prestar esclarecimentos aos parlamentares sobre a crise que o órgão tem passado ao longo dos últimos meses. Doze vereadores aprovaram requerimento apresentado por Mauro Rubem (PT).

Presença

A expectativa é de que Leite compareça ao parlamento na próxima semana. “Ele precisa responder como o Imas vai voltar para normalidade. Como os prestadores vão receber os atrasados e principalmente, voltar o atendimento e a normalização. Certamente ele estará aqui até a semana que vem respondendo às perguntas”, defendeu Mauro Rubem.

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.